Ir para o conteúdo PRAE Ir para o menu PRAE Ir para a busca no site PRAE Ir para o rodapé PRAE

Inscrições para o Programa Bolsa Permanência

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis informa que, a partir de amanhã, dia 02/07/2019, estarão abertas as inscrições no Programa Bolsa Permanência – MEC, para os estudantes indígenas ou quilombolas matriculados em cursos de graduação.

As inscrições irão até o dia 30/08/2019, e devem ser realizadas no site sisbp.mec.gov.br

Aqueles que ainda não possuem acesso ao sistema, deverão começar pelo link “Primeiro acesso”.

Os documentos abaixo devem ser preenchidos, digitalizados e anexados no sistema no momento do cadastro.

Estudantes em geral:

Termo de compromisso bolsista

Indígenas:

Autodeclaração indígena

Declaração pertencimento étnico indígena

Declaração pertencimento étnico e residencia indígena

Declaração de residência da FUNAI (modelo próprio da FUNAI)

Quilombolas:

Autodeclaração quilombola

Declaração pertencimento étnico quilombola

Declaração pertencimento étnico e residencia quilombola

Declaração de residência da Fundação Palmares (modelo próprio da fundação)

Após a terminar o cadastro, é necessário que o(a) estudante informe, através do e-mail pbpufsm@gmail.com , que seu cadastro foi finalizado, para que o mesmo possa ser homologado.

Os documentos originais devem ser entregues na Secretaria da PRAE, de segunda à sexta, das 08 às 20, sem fechar ao meio dia.

O recebimento das bolsas começa, normalmente, 2 meses após a inscrição, e são efetuados pagamentos nos períodos de férias.

Para ter direito ao recebimento de um determinado mês, a pessoa precisa estar cadastrada no sistema há, pelo menos, 16 dias daquele mês. Uma pessoa que tem seu cadastro homologado no dia 20/07/2019, não terá direito a bolsa de julho, por exemplo.

Qualquer dúvida, entrar em contato através do e-mail pbpufsm@gmail.com , ou através do fone 3220 8825, com Eduardo, das 09 às 13 e das 14 às 18.