Ir para o conteúdo PRAE Ir para o menu PRAE Ir para a busca no site PRAE Ir para o rodapé PRAE

UFSM publica instrução normativa com medidas de enfrentamento ao coronavírus na moradia estudantil

A Universidade Federal de Santa Maria, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), publicou a Instrução Normativa 003/2020, que dispõe sobre medidas de diminuição de risco de transmissão do SARS-Cov-2, o novo coronavírus, no âmbito da moradia estudantil.

A instrução leva em consideração a classificação de pandemia do novo coronavírus pela Organização Mundial de Saúde; as medidas sanitárias recomendadas pelo Ministério da Saúde; as características da moradia estudantil, com alojamentos conjuntos e banheiros coletivos; o fechamento do Restaurante Universitário durante o distanciamento controlado, e o perfil dos moradores da Casa do Estudante.

As medidas recomendadas são suspensão de hospedagens, visitas e pernoites nas moradias e proibição de aglomerações e/ou reuniões festivas.

Para os estudantes que permanecerem nas unidades da Casa do Estudante nos campi da Universidade, são sugeridas os seguintes protocolos: higienizar as mãos, evitar tocar os olhos com as mãos não higienizadas, cumprir a etiqueta respiratória, evitar compartilhamento de itens de uso pessoal, intensificar a limpeza e desinfecção dos ambientes e dos utensílios.

Os alunos que mantiverem contato com pessoas infectadas ou suspeitas ou ainda retornarem de viagem devem entrar em contato imediato com a Equipe de Saúde da Casa do Estudante. Em caso de febre persistente por mais de 24 horas associada a sintomas respiratórios, os estudantes devem comunicar a Equipe de Saúde da Casa do Estudante.