Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM sedia reunião do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul

Iniciou na segunda-feira (09), na UFSM, a 1° Reunião do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas da Região Sul (ForProEx-Sul) 2015, organizada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão. A abertura contou com a presença do reitor, Paulo Afonso Burmann.

imagem

A discussão da curricularização da extensão foi um dos assuntos mais importantes discutidos no primeiro dia de reunião, na Sala dos Conselhos, do prédio da Reitoria. A previsão é de que até 2020 todas as universidades tenham 10% do seu currículo destinado a projetos de extensão, e esta decisão precisa ser discutida e avaliada com vistas à aplicação na UFSM.

A importância deste debate está no fato de que ainda são poucos os projetos de extensão na Universidade, e os que são realizados ainda contam com participação voluntária, de modo que o envolvimento dos alunos e professores ainda é pequeno. O plano é que estas atividades sejam incluídas de alguma forma no currículo acadêmico, para que os alunos tenham um maior envolvimento com a sociedade em geral e uma experiência maior em áreas poucos exploradas no currículo atual, de maneira que o ensino seja muito mais interdisciplinar em todas as áreas.

Nesta terça (10), segundo dia de evento, serão discutidos assuntos relativos ao Seminário de Extensão da Região Sul (Seurs 2015), que será realizado em agosto deste ano, em Bagé. E ainda haverá o debate sobre a situação das revistas de extensão, a sua valorização e o financiamento necessário para sua realização.

Texto: Mariana Flores – acadêmica de Jornalismo, bolsista da Agência de Notícias.