Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM sedia encontro entre produtores agroecológicos

Na última quinta-feira (13), foi realizado no DTG Noel Guarani, localizado no Centro de Eventos da UFSM, um encontro entre produtores ligados à agroecologia. Na ocasião, grupos pertencentes à chamada agricultura familiar tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências na área, levantar questionamentos e debater acerca dos mesmos.

O encontro uniu grupos das cidades de Santa Maria, Santiago, Júlio de Castilhos, Pinhal Grande e Tupanciretã. Entre os assuntos em pauta estavam o Programa Alimentação Escolar Orgânica, a importância do apoio das prefeituras e do diálogo com os mercados, e a necessidade de uma maior aproximação com os povos indígenas para uma melhor compreensão da cultura e dos costumes destes povos que sempre viveram mais juntos à natureza e melhor respeitaram o seu bom andamento, sendo assim, vistos como fundamentais pela agricultura familiar.

Um dos destaques de fundamental importância para os participantes foi a possibilidade da certificação dos produtos, experiência apresentada pelo grupo de Santiago e que despertou grande interesse nos demais, que ainda não possuem a certificação ou selo de produção Agroecológica. Do encontro foram demandadas várias questões, dentre elas, uma visita do grupo aos produtores de Santiago para que se conheça melhor aquela experiência.

Além do debate, foi feita a sugestão, mais como um pedido, de que a universidade desenvolva um aplicativo com a função de intermediar compra e venda, estreitando a relação entre produtor e consumidor, tornando facultativa a presença de um mercado como meio do processo. Durante o evento, os produtores ofereceram almoço com produtos orgânicos, totalmente cultivados sem uso de agrotóxicos, custeado pelos próprios participantes no valor de 10 reais para servidores da UFSM e Emater, e a 5 reais para os produtores agrícolas e estudantes da UFSM.

Tivemos presentes no encontro o Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, professor Paulo Afonso Burmann, o Vice-Reitor, professor Paulo Bayard Dias Gonçalves, o secretário geral do Gabinete do Reitor, servidor  Marionaldo da Costa Ferreira, a Pró-Reitora de Extensão, professora Teresinha Heck Weiller, o Pró-Reitor Adjunto de Extensão, professor Ascísio dos Reis Pereira, o Pró-Reitor de Planejamento, servidor Frank Leonardo Casado, o Pró-Reitor Adjunto de Planejamento, servidor Joeder Campos Soares, o Coordenador do Centro de Eventos, professor Rudiney Soares Pereira, o Ouvidor da UFSM, servidor Jorge Renato Alves da Silva. Também esteve presente a professora Neiva Auler, coordenadora de pesquisa do Instituto Federal Farroupilha. A coordenação do Evento ficou a cargo do Engenheiro Agrônomo da EMATER, Eduardo Luft e dos professores da UFSM, Décio Auler, do Centro de Educação, e Renato Aquino Zachia, do curso de Biologia e coordenador do Jardim Botânico.

Matéria: Sara Loureiro Kaipper / Ascísio dos Reis Pereira

Pró Reitoria de Extensão – Coordenadoria de Eventos e Difusão Cultural