Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

PRE participa de 3º Encontro Nacional da Coordenação NEDET Sul.

Durante os dias 27 a 30 de abril de 2016, a Pró-reitoria de Extensão participou do 3º Encontro dos Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial da região sul, em Florianópolis. Coordenada pelo professor da UFSM, Dr. José Marcos Froehlich, a mesa de abertura do evento discutiu os balanços e as perspectivas da abordagem territorial no desenvolvimento da região sul.

No debate sobre o papel da universidade no desenvolvimento territorial e principalmente sobre os desafios dessa abordagem para a extensão universitária, contribuíram a pró-reitora de extensão da UFSM, Dra. Teresinha Heck Weiller e o coordenador do NEDET do Território Rural da Produção, professor da UFSM – Campus Palmeira das Missões, Dr. Olívio Alberto Teixeira.

Foto da mesa redonda A Universidade e o Desenvolvimento Territorial: Desafios para a Extensão Universitária

O evento  debateu ainda as experiências dos territórios nos seguintes eixos: Mulheres, Juventude, Povos e Comunidades Tradicionais, Inclusão Produtiva, Gestão/Participação Social, Agroecologia, Educação do Campo e Reforma Agrária/Questões Fundiárias.

Ao fim ocorreu o planejamento das ações dos NEDETs para o 2º semestre de 2016, realizado por representantes do MDA, SPM, DPMRQ, CNPq, pró-reitores de extensão, delegados (as), representantes estaduais da rede de colegiados, coordenadores de projetos da região, coordenadores de núcleos, assessores e bolsistas de extensão.

Núcleos de Extensão em Desenvolvimento Territorial da UFSM

A UFSM conta com três NEDET’s os quais somados desenvolvem atividades em mais de 60 municípios do Rio Grande do Sul. A implantação de núcleos como esses em todo o país resulta de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, o Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e as instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo da iniciativa é estreitar as relações entre as universidades e os territórios rurais e da cidadania, proporcionando às Ifes novas possibilidades para realizar ações de extensão.

Atualmente os três Nedets aos quais a UFSM dá suporte são os seguintes:

– Nedet do Território Rural Centro Serra, com sede no campus de Santa Maria e sob coordenação do professor José Marcos Froehlich;

– Nedet do Território da Cidadania Noroeste Colonial, com sede no campus de Palmeira das Missões e sob a coordenação do professor Antonio Joreci Flores;

– Nedet do Território Rural da Produção, com sede no campus de Palmeira das Missões e sob a coordenação do professor Olívio Alberto Teixeira.