Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Revista Extenda n. 4 no ar!

No ar a Extenda n. 4 (2016) – Revista de Extensão da UFSM

extenda4

Leia a edição em formato digital aqui.

SEM FRONTEIRAS | A extensão universitária promove transformações importantes para todos os envolvidos, com resultados sociais marcantes, mesmo que não quantificáveis numericamente. Cada agente da extensão, vivenciando os desafios e as conquistas dos projetos, certamente coloca em perspectiva diferentes vontades individuais e coletivas. Esses são traços que você perceberá nas falas dos entrevistados da presente edição da Extenda, que chega ao quarto número.Mantendo o compromisso da revista, a equipe de repórteres conversou com professores, técnicos, estudantes e comunidade, comprometidos com treze projetos e ações desenvolvidas a partir da UFSM. Alguns ultrapassam as fronteiras da área mais imediata de abrangência da Universidade. Ou ainda, nos municípios em torno das cidade com campi, vão ao encontro dos anseios de diferentes setores da população, mantendo como eixo a preocupação com o desenvolvimento socialmente justo, sustentável e igualitário.Você encontrará nas reportagens desta edição retrospectivas de trabalhos históricos, como é o caso do Projeto Rondon, experiência paradigmática na UFSM, que levou integrantes da comunidade universitária a diferentes estados da federação. Lerá, ainda, relatos de ações em prol do empoderamento de populações e territórios do interior do Estado do Rio Grande do Sul, como é o caso das ações dos Nedets, assunto da reportagem especial. Saúde, meio ambiente, tecnologia, cultura, comunicação completam os temas.A extensão também testa as linhas da teoria e da prática, uma vez que nada acontece descolado do ensino ou da pesquisa. Especialmente entre os estudantes ouvidos, é recorrente o destaque ao rico gesto de colocar em movimento conceitos e abordagens estudadas ao longo da formação, testando, na vivência diária, uma conversa mais orgânica entre universidade e sociedade, permitindo arejar os espaços acadêmicos com as demandas vivas das pessoas.

| BOA LEITURA | EQUIPE EXTENDA.