Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Incubadora Social avalia planos de trabalho dos grupos pré- incubados

A Incubadora Social da UFSM (IS-UFSM) prepara-se para dar início à incubação das propostas selecionadas pelo Edital 01/2016, que teve como objetivo apoiar a execução de projetos concebidos a partir de demandas locais/regionais na perspectiva da sustentabilidade socioambiental, visando à geração de trabalho e renda para grupos em situação de vulnerabilidade social e em processo de organização solidária.

O Edital 01/2016 selecionou dez grupos para o período de pré-incubação, que iniciou em abril e se encerrará no dia 30 de junho. Em abril aconteceu o primeiro encontro com os grupos pré-incubados, que permitiu que todos se conhecessem e compartilhassem suas experiências e expectativas em relação à incubação. No início de maio realizou-se a reunião geral com os responsáveis institucionais, que são servidores da UFSM indicados pelos próprios grupos para acompanhar as atividades e auxiliar na execução das propostas. Durante todo o mês de maio, além de reuniões específicas para orientação dos grupos e responsáveis institucionais, foram realizadas visitas do Colegiado Gestor às comunidades, com o objetivo de conhecer a realidade dos grupos e compreender suas reais necessidades.

Até o final do mês de junho, a equipe da Incubadora Social deverá finalizar a avaliação dos planos de trabalho elaborados pelo grupos. Ajustes nos planos ainda poderão ser indicados pelo Colegiado Gestor da IS-UFSM, considerando a viabilidade técnica das ações propostas e os limites orçamentários da instituição. Havendo concordância dos grupos em relação ao cronograma e plano de aplicação ajustado e aprovado pelo Colegiado Gestor, terá início a incubação propriamente dita, que poderá durar até três anos. A expectativa é que permaneçam os dez grupos previamente selecionados, que deverão iniciar a incubação no segundo semestre de 2017.