Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM desenvolve projetos com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas

A Universidade Federal de Santa Maria através de um convênio com o Ministério Público do Rio Grande do Sul e a Fundação de Atendimento Socioeducativo – FASE vem, desde o ano de 2015, auxiliando nas atividades realizadas tanto no Centro de Atendimento Socieducativo (CASE) quanto no Centro de Atendimento em Semiliberdade (CASEMI), ambos de Santa Maria – RS.

Inicialmente os projetos realizados foram de assessoria, feita por professoras da Psicologia e Serviço Social, aos técnicos e agentes socioeducativos. Com o tempo, outros projetos foram desenvolvidos, como um realizado pelo Centro de Educação, dentro da escola do Case, ou oficinas de percussão realizadas pelo curso de Música. Também foram realizadas oficinas de jardinagem e o Projeto Mandala, realizado pelo Colégio Politécnico com o intuito de levar aos adolescentes conhecimentos sobre cultivo de plantas e cuidados com o solo.

A professora de Serviço Social Rosane Janczura foi umas das realizadoras do projeto inicial e ressalta a importância do convênio não só para os jovens incluídos no programa, mas também para a UFSM. “É uma contribuição fantástica, uma vez que a Universidade está desempenhando o seu papel de extensão. Não é só ensino e não é só pesquisa. A Universidade está chegando na comunidade e está chegando numa área que, muitas vezes, é difícil de ser aceita pela sociedade” afirmou.

Leia a notícia completa disponível no site oficial da Universidade.