Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Prêmio Destaque Extensionista terá sua primeira edição em 2018

Criado neste ano pela Câmara de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), o prêmio Destaque Extensionista reconhecerá os trabalhos extensionistas de maior impacto na comunidade. A distinção será entregue na abertura da Jornada Acadêmica Integrada (JAI), juntamente com os dois prêmios já existentes na universidade, o Destaque Ensino e o Destaque Pesquisador.

Segundo o pró-reitor de Extensão, professor Flavi Ferreira Lisboa Filho, o prêmio destaca o docente que realiza a ação extensionista e o técnico-administrativo em educação que atua na UFSM: “É uma forma de reconhecer publicamente a pessoa que está no dia a dia, trabalhando com essas demandas da sociedade, fazendo isso com extrema qualificação no ensino e na pesquisa de extensão dentro da nossa Universidade”.

Mais de mil projetos de extensão estão registrados na UFSM e, para reconhecer seus diferenciais e a sua contribuição para a sociedade, a Câmara de Extensão da UFSM estabeleceu 6 critérios para a seleção:

1. Impacto Social: a ação extensionista que gera algum impacto na comunidade que é atendida;

2. Impacto Formativo: a importância da ação para a formação dos estudantes envolvidos;

3. Indissociabilidade, Ensino, Pesquisa e Extensão: os objetos de pesquisa que geram conhecimentos. Após, esses conhecimentos são transmitidos nas disciplinas e nos componentes curriculares cursadas ao longo da faculdade;

4. Interdisciplinaridade: a união de diversas áreas na ação extensionista, estimulando mais pessoas e mais áreas do conhecimento a participarem da sua implementação, a fim de ajudar de forma emancipatória e transformadora os grupos atendidos, ampliando a capacidade de atuação;

5. Interação Dialógica: a troca de conhecimentos e experiências entre a comunidade e os envolvidos da ação extensionista. A transformação do grupo atendido e do sujeito que está executando a ação, existindo uma interação dialógica a fim de obter-se um caráter transformador esperado em uma ação extensionista;

6. Longevidade e a Qualidade das Ações Extensionistas: A continuidade do trabalho extensionista, podendo não ser a mesma ação. O sujeito extensionista que ao longo da sua trajetória desenvolveu diversos trabalhos, e que interviu e interagiu com a sociedade. A longevidade não pode ser desacompanhada da qualidade do trabalho.

Anualmente, a UFSM recebe recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) para financiar as ações de extensão em cada unidade de ensino. Neste ano, foram submetidas 288 ações extensionistas, que poderão contar com recurso interno da UFSM para sua execução. “O premiado que será reconhecido deve ter o seu trabalho de extensão participando destes editais internos e externos há um bom tempo, pois é o fundo que nós temos dentro da universidade para financiar a extensão universitária. A extensão é um dos eixos fundamentais na formação do estudante, pois ele muda a nossa realidade”, conclui o pró-reitor.

Texto: Luana Giazzon.