Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Patronesse Mês da Consciência Negra



A Universidade Federal de Santa Maria, através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEAB e em conjunto com a Pró-Reitoria de Extensão e os movimentos negros organizados dentro da instituição lançaram nessa amanhã o Mês da Consciência Negra. No 2018, a política de ações afirmativas/cotas raciais completa 10 anos e a organização do evento homenageará a Professora Doutora Maria Rita Py Dutra como a patronesse do evento. 

A programação do Mês da Consciência Negra está sendo construída em conjunto com as entidades: – NEAB, PRE, Gabinete do Reitor, Coletivo AFRONTA, Dandaras, GT Negros/NECON,  ASSUFSM, Irmandade Negra, Ará Dudu, Povo de Clio, ATENS, CAED, CTISM, CCNE. 

Maria Rita Py Dutra é natural de Santa Maria. Concluiu o Curso Normal, formação de professores primários, em 1967 no Instituto de Educação Olavo Bilac – I.E.O.B. Exercendo a profissão por 30 anos. Frequentou o Curso de Química a partir de 1969, na UFSM, transferindo-se para a UFRGS, onde em 1979, licenciou-se em Pedagogia, Habilitação Magistério e Supervisão Escolar. Em 1982, nas Faculdades Porto-Alegrense de Educação Ciências e Letras – FAPA, realizou a Pós-Graduação em Supervisão Educacional e em 1986, cursou Especialização em História do Rio Grande do Sul. Cursou o Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM, onde dissertou sobre “A Relação entre Capital Cultural e Consciência Racial de Professoras Negra, atuantes na rede de Ensino de Santa Maria. É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/ UFSM, em que buscou compreender os desafios dos cotistas negros egressos da UFSM para admissão no mundo do trabalho. Escritora e poeta é membro da Casa do Poeta de Santa Maria, CAPOSM, entre suas publicações destaca-se os livros: Os Problemas de Júnior,  O Aniversário de Aziza, Dia dos Negros, A Turma de Layla, O Sonho de Jamila, Zeca, um Herói Negro e O Segredo de Ayo.  

  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-1379

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes