Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Venha discutir Política de Igualdade de Gênero da UFSM

Criar uma Universidade sem machismo, homofobia e racismo. Essa é a premissa básica do texto da Política de Igualdade de Gênero da UFSM, que está sendo construída por meio de uma Comissão Institucional e em conjunto com a comunidade acadêmica.

A instituição da Comissão se deu ainda em 2017, ano em que os índices de casos de assédio e violência sexual nas universidades brasileiras aumentaram. Somente na UFSM, por exemplo, entre 2017 e 2018, 189 casos de assédio moral e sexual foram denunciados. Esses dados reforçaram a urgência em tratar de assuntos tão delicados dentro da Universidade e, por isso, a comissão vem levando o projeto para discussão nos campi da Instituição justamente para que a Política seja construída coletivamente.

Dentre as propostas do texto está a inclusão dos eixos de prevenção, assistência, combate, acesso e garantia de direitos, além da criação da Casa Frida Kahlo, espaço que acolherá e mediará conflitos vivenciados dentro da Universidade.

Nos meses de novembro e dezembro, a Comissão realizará rodas de conversa nas unidades de ensino tanto do campus sede como dos outros campi, iniciando no dia 13 de novembro em Cachoeira do Sul. O último encontro está marcado para o dia 6 de dezembro em Santa Maria.

A presença e colaboração da comunidade é de extrema importância para que a Política de Igualdade de Gênero seja construída coletivamente.

Confira o texto base da Política de Igualdade de Gênero aqui e abaixo os próximos debates:

Campus Cachoeira do Sul
13.11: às 13h 30min, Auditório Pequeno do Prédio 2 – Av. Presidente Vargas, 1958

Campus Frederico Westphalen
22.11: às 9h, Sala da Mecanização

Campus Palmeira
22.11: às 14h 30min, Sala 321 do Prédio Principal

Campus Santa Maria
20.11: às 9h, sala 355, Centro de Tecnologia

21.11: às 18h 30min, União Universitária
26.11: às 17h, Auditório do Colégio Politécnico
06.12: às 10h 30min, Salão Imembuy, Reitoria.