Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Rumo ao Uruguai: equipe de atletismo da UFSM participará de competição internacional

Neste final de semana, ocorre, em Montevidéu, no Uruguai, o Gran Prix Sulamericano Estrella Puente, promovido pela Confederação Sul-Americana de Atletismo. Uma equipe do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS), projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), composta por 31 atletas, participará do campeonato sob a supervisão do coordenador Luiz Fernando Cuozzo Lemos.

Segundo Lemos, o evento é tradicional na América do Sul. “A primeira etapa do Gran Prix é feita em Montevidéu e, neste ano, recebemos o convite para participarmos da competição, pois, em 2018, fomos vice-campeões estaduais por equipe aqui no Rio Grande do Sul, perdendo apenas para a equipe da Sogipa. Então, convite recebido e, imediatamente, fomos atrás de mecanismos que tornassem possível que essa viagem ocorresse”, explica.

Os atletas que participarão do evento foram escolhidos por meio de uma seletiva, realizada no último dia 15. “Nós temos um grupo que trabalha, desde o ano passado, participando de diversos campeonatos estaduais e nacionais. É o grupo base do NIEEMS, que conta com alunos de vários cursos da UFSM, de colégios da cidade, de outros municípios do estado, bem como atletas satélites, que treinam conosco e são filiados à Universidade. Por isso, foi necessário fazer essa peneira e levar alguns dos membros do grupo”, comenta Fernando.

Foto: Divulgação UFSM

A delegação santa-mariense competirá em diversas modalidades, tais como corrida, lançamento de dardo, disco, salto em distância, salto em altura, arremesso de peso, lançamento de martelo, provas de meio fundo, de fundo.

Oportunidades que o esporte oferece

Os alunos Gustavo Wagner Dallafavera e Maurício da Silva Moreira não escondem a empolgação de participarem, pela primeira vez, de uma competição internacional. “Dá um frio na barriga”, comenta Maurício, que, natural de Nova Palma/RS, viu, no atletismo, inúmeras possibilidades de aprendizado.

O estudante quilombola recebe uma bolsa permanência da Universidade. “Não tinha tantas oportunidades em outros esportes, somente futebol e futsal. Então, quando cheguei na UFSM, fui acolhido pelo professor Luiz, que me mostrou que o atletismo era um caminho”. Assim, o vínculo com o NIEEMS proporcionou, ao aluno, a primeira viagem de avião, por exemplo. Tudo através do atletismo. E, neste final de semana, em sua estreia em um campeonato internacional, competirá em três modalidades: cem metros rasos, 4×100 e 4×400. “São experiências únicas”, comenta.

Gustavo Wagner Dallafavera também viajará pela primeira vez para o exterior. Apesar de já ter conhecido inúmeras cidades do Brasil, comemora a ida para o Uruguai. “Está sendo uma novidade sair para competir. Acho que será uma experiência bastante interessante, com pessoas que falam outros idiomas, outras culturas”. Dallafavera também competirá em três modalidades: salto em distância e salto triplo, que trabalha há mais tempo, e revezamento 4×100. No entanto é bastante categórico ao afirmar que sabe que será difícil trazer medalhas devido ao alto nível da competição, mas que o que realmente vale é dar sempre o melhor de si. “A vitória vem como consequência. Preciso me preocupar em fazer sempre a melhor marca, o tempo inteiro”.

Além da experiência que os atletas ganharão na viagem, o coordenador Luiz Fernando salienta o cunho formativo de uma viagem dessa estirpe: “muitos são estudantes de Educação Física e de outros cursos. Estar lá não significa só estar em busca de medalhas ou resultados e de trocas de experiências com outros atletas. Muitos almejam continuar trabalhando com esporte e oportunidades assim trazem visibilidade e responsabilidade em carregar o nome da Instituição. É uma troca, de enxergar atletas que estarão nas olimpíadas no próximo ano, por exemplo. Competir ao lado de um grande atleta e, depois, vê-lo em uma final ou ganhando uma medalha dá uma bela história para se contar para família e para alunos. É um grande incentivo”, finaliza.

Texto: Andréa Ortis – MTB 17.642/ Bolsista Núcleo de Divulgação Institucional PRE

Revisão Textual: Erica Medeiros/ Bolsista Núcleo de Divulgação Institucional PRE