Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Agenda 2030 e seus ODS começam a ser debatidos com a comunidade acadêmica

Na tarde desta sexta-feira, 26, foi realizado o “I Workshop dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: integrar, implementar e incorporar os ODS nas ações da universidade”, promovido pelo Grupo de Pesquisa Cuidados à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade, coordenado pela professora Cristiane Cardoso de Paula, em parceria com o professor Lucas Ávila, do campus de Cachoeira do Sul.

O objetivo do evento foi mostrar, para a comunidade acadêmica, quais são os 17 objetivos propostos pelo protocolo Agenda 2030, acordado entre a ONU e 193 países, reconhecendo a agenda como um plano de ações para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade geral, tendo como grande desafio global a erradicação da pobreza. Junto a isso, buscou-se fazer com que os projetos que são desenvolvidos sejam reconhecidos como parte dessa agenda sustentável aqui na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com a prof. Cristiane, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável desafiam a sociedade a trabalhar de maneira articulada e integrada. A UFSM, inclusive, já vem trabalhando com isso. “É preciso que os estudantes, docentes e gestores entendam qual o seu papel na resposta a esses objetivos, ademais naquilo que já está sendo desenvolvido na instituição, para que todas as ações sejam fortalecidas”, destaca a professora.

Atualmente, há uma comissão na UFSM, articulada com a Pró-Reitoria de Extensão e liderada pelo Pró-Reitor Substituto de Extensão, Rudiney Pereira Soares, para fazer com que a universidade consiga atingir esses 17 objetivos até o ano de 2030.