Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Vamos falar sobre bullying na graduação?

Desde o mês de abril, está disponível para estudantes de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, a aplicação do questionário “Adaptação transcultural da Bullying Scale para estudantes universitários do Brasil”, feito pela doutoranda em Enfermagem Naiane Glaciele da Costa Gonçalves. As respostas podem ser online, via Portal do Aluno, ou, presenciais para estudantes do curso de Enfermagem. As questões são objetivas e versam sobre dados sociodemográficos, acadêmicos e a Bullying Scale, versão brasileira em adaptação. O tempo de preenchimento é de 10 minutos.

A pesquisa tem como objetivo realizar a adaptação transcultural para o português do Brasil da Bullying Scale e verificar se a versão brasileira consistirá em uma escala válida, confiável e fidedigna para a avaliação do bullying em estudantes universitários brasileiros. As informações coletadas fornecerão subsídios para verificar se o bullying está presente na instituição pesquisada e subsídios para traçar estratégias de enfrentamento dentre os estudantes.

A coleta dessas informações faz parte da Tese de Doutorado em Enfermagem de Naiane Glaciele da Costa Gonçalves, que tem orientação da Profª. Dra. Tânia Solange Bosi de Souza Magnago e coorientação da Profª. Dra. Graziele de Lima Dalmolin.