Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Extensionistas da UFSM FW lançam manifesto em Defesa das Universidades Federais



“A Extensão Universitária, como importante meio de defesa da democracia, da valorização humana e do intercâmbio cultural e de saberes, levanta-se em defesa das Universidades Federais e das Ciências Humanas”, assim, os extensionistas de Jornalismo e Relações Públicas da UFSM Frederico Westphalen, iniciaram a campanha, em Universidades Federai, pela valorização das Ciência Humanas. O Manifesto, promovido pelo Fórum de Extensão, Comunicação e Cultura – ECOA, aconteceu na manhã desta segunda, 06, no Hall de Entrada do campus da UFSM FW. A ação vai ao encontro da campanha institucional pela valorização da UFSM: #SouUFSM.

O evento, que reuniu estudantes, professores e técnicos de diversos cursos oferecidos no campus, marcou o início da coleta de assinaturas para o documento, que será encaminhado à Frente Parlamentar pela valorização das Universidades Públicas. Entre as pautas abordadas pelo Manifesto, estão os cortes de 30% no orçamento das Universidades Federais e as declarações recentes do presidente Jair Bolsonaro, que afirmou estar realizando estudos, junto ao Ministério da Educação, para o remanejamento de verbas das Ciências Humanas para outras áreas do conhecimento. Novas ações estão sendo planejadas pelo Fórum, visando a popularizar as ações desenvolvidas pela UFSM na região de Frederico Westphalen.

O ECOA é um Fórum permanente, criado a partir das demandas dos alunos para dar visibilidade às suas ações extensionistas. Desde 2018 o Movimento promove, através de atos de resistência e murais, a extensão dentro do campus da UFSM FW, buscando trazer maior engajamento estudantil nas ações.

O Manifesto pode ser acessado na íntegra aqui.

             

Texto: Wellington Hack / Bolsista NDI PRE

Fotos: Isadora Spolti / Bolsista NDI UFSM FW

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-2538

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes