Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Banda Sinfônica da UFSM tem sua temporada Artística 2019 oficialmente aberta

Na noite da última quarta-feira, no Centro de Convenções da UFSM, a Banda Sinfônica da UFSM, regida pelos professores Diego Ramires e João Batista Sartor, abriu sua Temporada Artística 2019 com uma seleção especial de compositores do final do Século XIX e do Século XX. Cerca de 800 pessoas prestigiaram o concerto, que teve duração de uma hora e contou com o professor Pablo Gusmão (piano) atuando como solista, interpretando a famosa “Rhapsody in Blue”, de Gershwin.

A Banda Sinfônica está na instituição desde 2006. No entanto, até o ano de 2013, o nome era outro: Orquestra de Sopros. Em 2017, por iniciativa do professor Tita Sartor, passou a ser chamada de Banda Sinfônica. Atualmente, é vinculada a um projeto de extensão do Departamento de Música, coordenado pelo professor Diego Ramires, e está na grade curricular do curso de música como uma disciplina que tem como objetivo a formação de alunos e de plateias.

A banda toca de tudo um pouco e também possui repertórios específicos, mas prioriza o repertório acadêmico, que ajuda na evolução do próprio órgão. “O caráter da banda é ensinar e realizar o trabalho de construção tanto de sonoridade como de elementos musicais, para que, através do aperfeiçoamento, consiga-se alcançar um nível de excelência”, explica o coordenador Diego.

Em sua composição, de 45 integrantes, estão alunos do curso, egressos e alguns membros convidados da comunidade, que geralmente são militares do naipe de saxofone e trompas, instrumentos que não fazem parte do curso. De acordo com o coordenador, o número de vagas é limitado para que não haja desequilíbrio entre as vozes e para que o som de um instrumento não prevaleça sobre o outro.

Em vista do número limitado de vagas, para fazer parte da banda é preciso que vague um lugar. Assim, para verificar se a pessoa está apta a ingressar, são realizadas entrevistas e audições, já que o interessado precisará lidar com termos específicos musicais. “Estamos no terceiro ano da banda, que está em um nível crescente, em uma evolução grande”, comemora Diego Ramires.

Os ensaios da Banda são semanais, nas noites de quarta-feira. Os ensaios de naipe e extras, por sua vez, são realizados nas sextas, geralmente antes de eventos marcados.

Próximos eventos

A Banda Sinfônica da UFSM já tem alguns concertos agendados. Neste ano, no dia 5 de julho, será realizado um concerto de música brasileira. Ao longo do ano, será apresentada uma série de solistas da banda, em que os alunos que fizeram audições e foram os melhores colocados, no início do ano, vão solar a banda. O concerto de natal, que será em dezembro, também já está confirmado. Será possível prestigiá-los em outros momentos, como na participação da Banda na 11ª Oficina para Integrantes de Bandas, que é um projeto de um professor do departamento, e no 2º Encontro de Pedagogia do Trompete. Concertos em outras cidades são estudados, então, vale a pena acompanhar as notícias sobre a Banda e ficar por dentro de sua agenda.

Ficou curioso para saber a diferença entre Banda e Orquestra Sinfônica?

De acordo com o professor Diego Ramires, a diferença está nos instrumentos de cordas. A orquestra sinfônica é composta por violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Já a banda sinfônica de cordas tem apenas contrabaixo e saxofones.

Texto: Andréa Ortis/ Bolsista NDI PRE