Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Segundo dia de SEURS levou atividades para escolas da periferia de Santa Maria

Nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, o Seminário de Extensão Universitária da Região Sul apresentou atividades para 4 escolas da periferia de Santa Maria. Durante manhã e tarde, oficinas e mostras do trabalho das universidades participantes do seminário tentaram integrar comunidade e universidades nas escolas Érico Veríssimo, Dom Antonio Reis, Professora Margarida Lopes e Augusto Ruski.

Daniel Morales, pró-reitor adjunto de Extensão da UFSM, destacou que as escolas não foram escolhidas por acaso, mas sim por serem pontos de referência de cultura e educação na comunidade em que estão inseridas.

A escola Érico Veríssimo, da Zona Norte de Santa Maria, foi uma das quatro escolas de regiões de periferia de Santa Maria que recebeu a visita do SEURS. Ao todo, 12 oficinas foram apresentadas durante os turnos de manhã e tarde para a comunidade escolar.

Além de mostrar projetos das universidades, o SEURS proporcionou a mostra de algumas atividades realizadas pela escola na comunidade. Um exemplo foi a apresentação de dança do grupo tradicionalista Dom Pedro da Querência, grupo da comunidade da zona norte, na cerimônia de abertura do turno da tarde, às 15h.

O diretor da escola Érico Veríssimo, Felipe Alves, destacou a importância de se criar uma ponte entre a UFSM e a comunidade santa-mariense. “As ações extensionistas da universidade têm dificuldade em se inserir na comunidade, por isso, acho importante iniciativas como essa do SEURS, que tenta aproximar esses dois universos”.

Notícia vinculada a