Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Caçapava do Sul promove Seminário “Educação, Patrimônio e Negritude” com apoio do projeto Geoparque Caçapava

Na próxima sexta (12), às 8h30min, o São de Atos do Instituto Municipal de Educação Professora Maria Augusta de Lima Marques, em Caçapava do Sul, recebe o Seminário “Educação, patrimônio e negritude”. O evento, que tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão através do projeto institucional Geoparques é uma promoção da Secretaria de Educação de Caçapava do Sul em parceria com o Convênio Clube Recreativo Harmonia, o Fórum de Caçapava do Sul (Projeto Abayomi), a Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Unipampa – Campus Caçapava do Sul.

Com o tema “Nossa memória nasce onde começa nossa identidade: Eu amo Caçapava” o evento terá palestras, apresentações e um espaço interativo. Confira a programação completa:

MANHÃ

8h30min – Credenciamento

9h20min – Programa Geoparque em Caçapava – Prof. Dr. André Borba (UFSM)

9h50min – Hora do Conto – Prof. Lucilene Porto

10h – Intervalo

10h15min – Preconceito X Discriminação – Kalyna Morais – Acadêmica de Relações Internacionais (UFSM) e Direito (FADISMA).

10h40min – Documentário sobre Carolina Maria de Jesus (Renato Silveira da Rosa)

TARDE

13h30min – Apresentação do CRAS – Cultura Hip Hop – Educador Social Manfred Oberon Chaves

13h45 min – Lenda da Chacará Queimada – Prof. Silviane Delgado

14h- Presença Negra “Quilombo Picada das Vassouras” – Uma terra de remanescentes e histórias – Rosangela Vieira Moreira, Aluna Quilombola (NEABI/Unipampa – Campus Caçapava)

14h30min – Sofri Racismo, e agora? Lucas Soares – Acadêmico do Curso de Direito (FADISMA) 15h – Roda de Conversa x Relato de Experiências – Participantes convidados:

Projeto “Caçapavanos no mundo” – Representantes da Egali – Projeto Jovem Aprendiz / CIEE – Alunos da Unipampa representando os cursos – Representante do Projeto Memória das Águas e Face e Voz do Catador no Pampa – Projeto Àgora – Projeto Cultura Hip Hop –Representante do Cras – Projeto Comunidades Utópicas – Projeto sobre o Rap em Caçapava Projeto Depressão: a deriva química presente no nosso cérebro/ EENSA, Projeto da Escola Estadual Dr. Rubens da Rosa Guedes- Sementes Crioulas – Projeto Criativos da Escola/ Mobilização Social.

Espaço Interativo:

– Memória das águas e Exposição Voz dos Catadores (Unipampa/ Campus Caçapava do Sul. Coordenadora Juliana Strong)

– Exposição Xirê Dun (COMPIR)

– Presença Negra “Essência e Representatividade” (COMPIR)

– Fotos sobre Caçapava (Juliano Porto)

– Exposição do Mestre da Cultura Popular Francisco Acidemar (Tio Cida)

– Exposição Itinerante do Museu Lanceiros do Sul (objetos do período de Escravização)

– Exposição “O Cotidiano das Comunidades Utópicas” (Bruno Emílio)