Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé

Divulgado relatório do Fórum Regional Permanente de Extensão

A primeira edição do Fórum Regional Permanente de Extensão deste ano foi realizada em todos os campi da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A temática estava centrada na implementação da Agenda 2030 na Universidade e em como as ações extensionistas desenvolvidas podem estar alinhadas com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

O Fórum contou com ampla participação da comunidade acadêmica, a qual colaborou com ideias e sugestões sobre como a UFSM pode contribuir no desenvolvimento dos locais onde está inserida.

Assim, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) torna público os resultados da primeira edição do Fórum. Os participantes puderam eleger as prioridades a partir de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ações Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; e Parcerias e Meios de Implementação.

Os resultados totais a partir dos dados coletados em todos os campi da UFSM indicam que a área prioritária para o desenvolvimento dos projetos de extensão é o ODS número 3, Saúde e Bem-estar, com 18,34% das respostas, seguida de Educação de Qualidade (17,65%), ODS número 4, e o ODS número 2, Fome Zero e Agricultura Sustentável (9,52%).

Além disso, o campus sede foi o local com maior número de sugestões, totalizando 44,81%. Neste, os ODS mais citados também foram Saúde e Bem-Estar, com 59 votos, Educação de Qualidade, com 45, e Igualdade de Gênero, com 39 votos. O campus de Palmeira das Missões contabilizou 26,47% de sugestões – Educação de Qualidade com 31 sugestões, Saúde e Bem-Estar com 30 e Fome Zero e Agricultura Sustentável com 14 votos. Em seguida, o campus de Frederico Westphalen contabilizou 17,99% de participação, sendo que as principais demandas da comunidade se centram em Educação de Qualidade (17 votos), Fome Zero e Agricultura Sustentável (16 votos) e Cidades Comunitárias e Sustentáveis (11). Já em Cachoeira do Sul, a participação foi de 10,73% e se destacam os ODS Indústria Inovação e Infraestrutura e Cidades Comunitárias e Sustentáveis, ambos com 11 votos cada, e Saúde e Bem-Estar, com 10 votos.

Esses dados serão utilizados como referência para o desenvolvimento de projetos de extensão – iniciativas que permitem à Universidade estender à sociedade os conhecimentos gerados por meio do ensino e da pesquisa, promovendo intercâmbio de conhecimentos e experiências entre a comunidade acadêmica e os diversos setores da sociedade.

Confira os resultados aqui.

Texto: Andréa Ortis/ Bolsista NDI PRE