Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM e Condesus assinam protocolo de intenções para viabilizar Geoparque Quarta Colônia e outras ações

Vice-Reitor da UFSM e Presidente do Condesus assinaram o protocolo de intenções

A Universidade Federal de Santa Maria e o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) assinaram nessa terça (27), na sala dos Conselhos da UFSM, um Protocolo de Intenções para o estabelecimento de ações conjuntas. A implementação do Geoparque Quarta Colônia, assumida como ação estratégica de desenvolvimento regional pela Pró-Reitoria de Extensão através do projeto Institucional Geoparques, está entre as ações viabilizadas pelo protocolo.

O Pró-Reitor de Extensão, Flavi Ferreira Lisboa Filho agradeceu o empenho de todos os professores envolvidos no projeto e a acolhida do Condesus. Na ocasião, também reafirmou o compromisso da gestão em trabalhar pelo desenvolvimento regional em parceria com a comunidade. “Sem a comunidade é impossível levar adiante uma proposta de Geoparque e ficamos muito felizes porque é a primeira vez que trabalhamos de mãos dadas”, destacou.

O presidente do Condesus e Prefeito de Nova Palma, André Luis Rossato, e a Diretora de Captação de Recursos do Consórcio, Valserina Bulegon Gassen, também falaram sobre a importância da parceria firmada com a UFSM, que poderá ampliar ainda mais os projetos que já beneficiam e envolvem a comunidade da quarta colônia, como é o caso do geoparque. “O Geoparque é o sonho da Quarta Colônia”, salientou o prefeito.

O vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, manifestou a alegria por ver as cadeiras da Sala dos Conselhos da Universidade ocupada pelos prefeitos da região da Quarta Colônia e agradeceu o empenho da Pró-Reitoria de Extensão em agregar uma grande equipe de professores, servidores e estudantes em prol do projeto Geoparque Quarta Colônia. Para Schuch o projeto está conseguindo abraçar todas as demandas dos municípios e pode trazer visibilidade mundial para a região. “O desenvolvimento da Quarta Colônia é uma das nossas bandeiras”, concluiu o vice-reitor.

Ainda outras ações fazem parte do protocolo. Entre elas está a consolidação da Unidade São João do Polesine, com museu, cafeteria e auditório, e a construção do Núcleo de Preservação, Digitalização e Organização dos Acervos Documentais dos nove municípios da Quarta Colônia. Também estavam presentes no ato de assinatura, os prefeitos de Agudo, Valério Vili Trebien, de Ivorá, Ademar Binotto, de Pinhal Grande, Luiz Antônio Burin, de Restinga Sêca, Paulo Salerno, de São João do Polêsine, Matione Sonego, de Silveira Martins, Fernando Cordero, o vice-prefeito em exercício de Faxinal do Soturno, Lourenço Moro, além da coordenadora do projeto institucional Geoparques, Jaciele Sell e de professores envolvidos no projeto.

Elise Souza
Bolsista de jornalismo – MTB 18.433