Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Inserção da Extensão nos currículos será pauta na UFSM

Nesta terça-feira, 24, será realizado o Seminário de Inserção da Extensão nos Currículos da Graduação na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O evento, que inicia às 9h no auditório Wilson Aita e se estende durante a tarde, contará com a presença de professores de algumas universidades do país, falando sobre os caminhos, os desafios e as experiências de se incluir ações extensionistas nos currículos.

Uma das presenças confirmadas é a da professora Ana Inês Sousa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que atua como extensionista desde 1999, quando passou a integrar a equipe da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ e, hoje, representa a universidade no Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Na UFRJ, a extensão já está sendo inserida nos currículos.

Outra palestrante é a professora Sandra de Deus, atual Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que também já foi presidente do FORPROEX. Segundo de Deus, “inserir as ações de extensão nos currículos significa ampliar a possibilidade de formação cidadã. Se os estudantes não forem “apresentados” à Extensão em sua chegada à universidade, poderão concluir seus cursos sem ter experenciado a realidade das diferentes profissões”.

O professor Etevaldo Silva, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), também participará do seminário para debater sobre os possíveis caminhos para inserir a extensão. Etevaldo foi Pró-Reitor de Extensão da UERN de 2013 a 2017, atuou como Vice Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Regional Nordeste FORPROEX – Nordeste e também foi membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional sobre Indicadores de Avaliação do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras – FORPROEX. Devido à sua larga experiência na avaliação da extensão universitária e na curricularização da extensão, Silva acredita que um dos caminhos para que essa inserção ocorra é que se tenha “domínio das políticas, diretrizes e resoluções que orientam a construção do currículo dos cursos de primeira formação. Ainda se faz necessário compreender o perfil do profissional que deseja-se entregar à sociedade, associado à missão e aos princípios da universidade.

Maíra Ferreira, professora adjunta da Universidade Federal de Pelotas, vinculada ao Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), também é uma das convidadas para o Seminário. É coordenadora de Ensino e Currículo (CEC) da UFPel.

Ainda, o Pró-Reitor de Extensão da UFSM (PRE), Flavi Ferreira Lisbôa Filho, apresentará a Política de Extensão da universidade, aprovada neste ano. Segundo Lisbôa Filho, “o Seminário é fundamental para nossa universidade poder refletir sobre o trabalho da instituição junto à comunidade externa, além de cumprir seu compromisso social. Mas, ao mesmo tempo, pede uma organização bastante séria e responsável nossa para que essa extensão possa ocorrer de maneira qualificada”. O Seminário de Inserção da Extensão nos currículos também contará com a participação de Martha Adaime, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

O evento é uma parceria entre Pró-Reitoria de Extensão (PRE) e a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPGP).

Texto: Andréa Ortis / bolsista NDI PRE

Revisão Textual: Erica Medeiros / bolsista NDI PRE