Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Centro de Convenções será palco do Musicanti Saltimbancos



Nos dias 27 e 28 de outubro, às 17h, o Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM será palco do Musicanti Saltimbancos, um espetáculo do Laboratório de Pesquisa e Produção Cênico Musical do Departamento de Artes Cênicas da instituição. A encenação une as linguagens do circo, do teatro, da dança e da música em uma proposta divertida e irreverente.

A presente versão reconta, de maneira crítica e bem humorada, a história de quatro animais que fugiram de seus donos para construírem suas vidas como artistas na cidade. Na fuga, encontram seus respectivos “barões”, justamente, na casa em que queriam descansar. “Todos Juntos”, na união das suas qualidades, conseguirão expulsar os barões que os dominavam para conquistarem seu próprio lugar no mundo e, finalmente, poderem se tornar artistas de uma companhia de teatro.

O espetáculo, que foi construído através de um processo colaborativo com foco na formação de atores para musical, envolveu uma equipe de músicos, professores e alunos provenientes de cinco cursos da UFSM: Teatro, Artes Cênicas, Música, Educação e Engenharia Acústica. A proposta resultou em um trabalho que, realizado com beleza e humor, é direcionado a crianças e seus familiares de todos as idades.
A adaptação, livremente recriada e dirigida por Zé Renato Noronha, professor do Curso de Licenciatura em Teatro da UFSM, partiu dos clássicos da literatura e do teatro musical: Os Músicos de Bremen, dos Irmãos Grimm; e I Musicanti, de Sérgio Bardotti e Luiz Bacalov, que teve a versão brasileira Os Saltimbancos, criada em 1972, assinada por Chico Buarque. Sérgio Bardotti foi produtor de Chico Buarque quando este se exilou na Itália no período da ditadura militar.

A entrada para o espetáculo é franca. No entanto, o público pode contribuir doando tanto produtos de higiene quanto de limpeza ou alimentos não perecíveis, que serão encaminhados a estudantes e à Coordenadoria de Ações Educacionais – CAED, para serem direcionados aos imigrantes e refugiados.

O evento, que é promovido pelo Laboratório de Pesquisa e Produção Cênico Musical (LAPEPROCEMUS) em parceria com o Departamento de Artes Cênicas e com o Curso de Licenciatura em Teatro, tem apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM (PRE) e do Grupo FAPEM/ LEM – Laboratório de Educação Música.


FICHA TÉCNICA
Musicanti Saltimbancos
Livre adaptação de Zé Renato Mangaio a partir da versão de Chico Buarque
sobre a obra I musicanti, de Sérgio Bardotti e Luiz Enriquez Bacalov.
Direção: Zé Renato Noronha
Assistência de Direção: Candice Lorenzoni e Débora Matiuzzi
Coreografias: Débora Matiuzzi e Dayfer
Preparação vocal e Colaboração Musical: Zyr Nascimento, Cláudia Ribeiro Bellochio
Músicos Convidados: Jezeer(Zyr) Morais Nascimento, Álvaro Mendes de Melo, Thiago Silveira Quintana, Miquellen, Adilson e Guillerme Guadagnin
Técnico de Som: William Sena Santana

Elenco:
Jumento – Léo Gonçalves
Cão 1 – Hammer Iron Renata Gassen
Cão 2 – Frederico Amaral
Cão 3 – Polyana Cardoso
Cão 4 – Andressa Nunes Lemes
Galinha 1 – Rose Mary Almeida
Galinha 2 – Andressa Cordioli
Galinha 3 – Larissa Cronemberger
Galinha 4 – Letícia Cronemberger
Galo – Jean Toledo
Gata 1 -Glad Carvalho
Gata 2 – Catarina Mayer
Gata 3 – Dayfer
Gata 4 – Daniela Cunha

 

Texto: Andréa Ortis – Bolsista NDI PRE

Revisão Textual: Erica Medeiros – Bolsista NDI PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3120

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes