Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Comunicação e Refugiados lança documentário sobre imigrantes venezuelanos no Brasil



A atual situação do fluxo migratório no mundo se depara com a realidade da crise humanitária da Venezuela, que, reconhecida pela ONU em 2018, já levou 4.486.860 venezuelanos para fora de seu país. O destino de algumas dessas pessoas? Município de Chapada (RS), no noroeste gaúcho, que se voluntariou, em 2018, para receber 52 refugiados venezuelanos, interiorizados pela Operação Acolhida.

Partindo dessa problemática mundial que reflete, também, na região do noroeste gaúcho, desenvolveu-se, ao longo de 2019, um documentário, em parceria com os imigrantes, por meio do projeto extensão da UFSM – FW “Comunicação e refugiados venezuelanos no Norte do Rio Grande do Sul: a interculturalidade por meio do audiovisual”. O projeto, que é coordenado pelo Prof. Dr. Rafael Foletto e integrado pelos acadêmicos Gabriel Masarro de Araujo (bolsista do projeto pelo Observatório de Direitos Humanos), Anna Júlia Carlos da Silva e Bruna Bonadeo, tem colaboração do Prof. Dr. Joel Felipe Guindani, da Profa. Dra. Lisiane Machado Aguiar e do Técnico João Victor de Almeida Mignoni.

O lançamento do documentário “5000km: Uma jornada de esperança” acontece às 9h do dia 13/11, no Cine Globo Frederico, em Frederico Westphalen (RS). Após a exibição do filme, haverá uma mesa debate sobre o documentário e a questão dos fluxos migratórios. A entrada é gratuita e os lugares são limitados, por tal motivo, exige-se inscrição por meio do formulário. O evento integra o II Fórum de Direitos Humanos da UFSM. 

Apoiadores do projeto: Observatório de Direitos Humanos, da Pró-Reitoria de Extensão UFSM; CRAS – Chapada/RS; Cine Globo Frederico; Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM). Confira o teaser: https://www.youtube.com/watch?v=zX7k2kY50Z4.

Mais informações sobre o evento e sobre o projeto através do e-mail doc.refugiadosrs@gmail.com ou do telefone (55) 3744-0600 – ramal 660,

 

Texto: Wellington Hack – Com informações do projeto de extensão Comunicação e Refugiados Venezuelanos 

Revisão Textual: Erica Medeiros 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3195

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes