Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

No mês dos 59 anos da UFSM, Extensão percorre o estado levando cultura e ciência



No próximo dia 14 de dezembro, a Universidade Federal de Santa Maria completa 59 anos de sua fundação. Para comemorar a data, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) reuniu os principais eventos da extensão que acontecerão durante o mês de dezembro nos campi da instituição. São eventos científicos e culturais, em sua grande maioria gratuitos. Você é nosso convidado para participar deles e comemorar as quase seis décadas de atuação da UFSM no Rio Grande do Sul.

Divulgação PRE

Lançamento dos produtos editoriais PRE 2019

Na próxima quinta, 05, a Pró-Reitoria de Extensão irá realizar o lançamento dos produtos editoriais PRE 2019. O evento será às 14h no Espaço Multiuso da UFSM. Ao todo, serão lançadas 11 cartilhas impressas, que fazem parte da Série Extensão, editado pela PRE, para a popularização do conhecimento científico.

 

Confira os título lançados e os autores no site.

Sétima Arte

Ainda na nesta quinta, 5, às 19h, no auditório do Prédio 67, o Cineclube da Boca homenageia o diretor, produtor e cineclubista Luiz Alberto Cassol, que será reconhecido pelo trabalho em prol da promoção e da preservação da Sétima Arte na cidade de Santa Maria. O evento contará com a exibição e o debate de seis projetos realizados pelo diretor.

Saiba mais na página do projeto Cineclube da Boca.

V Concerto da temporada/ Foto: Wellington Hack/PRE

Orquestra Sinfônica de Santa Maria

Abrindo os Concertos de Natal da Orquestra Sinfônica, na noite do próximo domingo, 08, será realizado o Concerto Viva o Natal, na praça Saldanha Marinho, em Santa Maria. O espetáculo, que será às 21h, contará com a participação da Cia Caixa de Elefante.

Em parceria com o Ballet Ivone Freire, a Orquestra Sinfônica apresenta, nos dias 11 de 12 de dezembro, o espetáculo O Quebra Nozes, às 20h no Centro de Convenções da UFSM. O musical é uma recriação da obra do artista Piotr Ilitch Tchaikovski, que foi apresentado pela primeira vez em 1892 na Rússia imperial.

Na sexta, dia 13, acontece, em Frente à Catedral Santo Antônio, em Frederico Westphalen, o Concerto de Natal da Orquestra. A apresentação faz parte da programação do Frederico em Luz e a entrada é gratuita. No dia 14, aniversário da UFSM, o Concerto de Natal será em Palmeira das Missões, às 20h, no Centro Cultural da cidade.

Acompanhe mais informações na página da Orquestra no Facebook.

Divulgação
Divulgação

Centro de Convenções UFSM

Na próxima quarta, 04, o Centro de Convenções da UFSM recebe o show Kleiton & Kledir, com participação especial da banda Nenhum de Nós. O evento será às 21h e os ingressos podem ser adquiridos pelo site.

Na sexta e no sábado, 06 e 07, acontece o I Seminário Internacional de Prevenção e Contra Incêndios, no Centro de Convenções e no auditório do Colégio Politécnico. O Seminário é realizado e organizado pela UFSM, com apoio técnico do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/RS), do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS), da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), do 4º Batalhão de Bombeiros Militar – RS e da Fundação de Amparo à Pesquisa do RS (Fapergs). São instituições acadêmicas parceiras a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade do Vale do Sinos (Unisinos), a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Coimbra, Portugal.

 

Encerrando o ano do CC, a UFSM recebe o Musical Era uma vez… Natal. O espetáculo, que faz parte da Caravana itinerante da Coca-Cola, será realizado no dia 15 de dezembro. O horário ainda não foi divulgado.

Foto: Wellington Hack/PRE

Fórum Regional Permanente de Extensão 2019

Como parte da programação do Fórum Regional Permanente de Extensão, a Pró-Reitoria de Extensão estará com um estande no Shopping Praça Nova, em Santa Maria, do dia 05 ao dia 20 de dezembro. A proposta é ouvir as demandas dos membros da comunidade que passam pelo local e apresentar um pouco não apenas sobre a UFSM, como também sobre as ações que ela desenvolve no Rio Grande do Sul. Além disso, os visitantes poderão visitar algumas exposições artísticas itinerantes, realizadas por membros da Academia.

Extensão da UFSM nas Missões Gaúchas

Apresentação do projeto Som e Luz em Corpos na abertura do II Fórum de Direitos Humanos/ Foto: Andrea Ortis/PRE

O projeto de extensão Tekoá Arte e Vida, vinculado ao curso de Licenciatura em Dança, promove, nos dias 14 e 15 de dezembro, o espetáculo Angelus, no centro histórico de Santo Ângelo – região missioneira. A obra, escrita pelo professor Odailso Berté e revisado por Dom Estanislau Amadeu Kreutz e pelas professoras/historiadoras Claudete Boff e Nadir Damiani, recria, através da dança e do teatro, a história da cidade missioneira de Santo Ângelo Custódio. O espetáculo, que é gratuito, será realizado às 20h30min no dia 14 (sábado) e às 21h30min no dia 15 (domingo).

 

Ainda nas missões, nos dias 27, 28 e 29 de dezembro, o projeto de extensão Som e Luz em Corpos, também do curso de Dança – Licenciatura, apresenta o espetáculo Missa da Terra sem Males. A apresentação, que acontece no sítio histórico de São Miguel das Missões, é baseada na obra de Dom Pedro Casaldáliga e Pedro Tierra, líderes do movimento pelos direitos dos povos indígenas.

Aniversário da UFSM

Para comemorar os 59 anos de atuação da UFSM, a Coordenadoria de Cultura e Arte da Pró-Reitoria de Extensão realizará, no dia 15 de dezembro, domingo, uma edição especial do Viva o Campus. A programação em breve será divulgada nas redes sociais da PRE.

Foto: Camilla Lopes/PRE
Divulgação UFSM CS

Competição em Cachoeira do Sul

O campus da UFSM de Cachoeira do Sul, a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul e a Secretaria Municipal dos Desportos, juntamente, realizam, no dia 8 de dezembro, a Descida Rumo ao Resgate da Infância, evento com carrinhos de rolimã. A atividade, que começa às 8h na Rua Pinheiro Machado, perto da praça da caixa d’água, faz parte do projeto de extensão Rumo ao Resgate da Infância, coordenado pelo professor Juan Balcazar.

 

Mais informações no site da UFSM CS.

Dose de Ciência

Finalizando o ano do Dose de Ciência, no dia 12, quinta, o evento trará, para a mesa do bar Vaca Profana, as “Metáforas Oportunistas: corporeidades e textualidades infectadas”. O evento será conduzido pelo professor de Centro de Artes e Letras, Anselmo Alós, a partir das 19h30min.

 

Saiba mais no evento.

Divulgação Dose de Ciência

Texto: Wellington Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão

Fotos: créditos nas imagens.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3270

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes