Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

UFSM sedia 1º Seminário Nacional de Prevenção e Proteção contra Incêndio

Na manhã desta sexta-feira, 6, iniciou o 1° Seminário Nacional de Prevenção e Proteção contra Incêndio, no Centro de Convenções da UFSM. O objetivo é propiciar um espaço para adquirir conhecimentos e realizar debates científicos e tecnológicos sobre a temática.

Foto: Solange Prediger

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o vice-reitor, Luciano Schuch, o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, o presidente da Associação de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flávio Silva, a arquiteta do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS), Priscila Quesada, a engenheira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS), Elisabeth Trindade Moreira, o Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, Tenente Coronel Leonardo Nunes, o Major do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Márcio Farias, o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, e o coordenador do evento, professor Abílio Lima.

Segundo o vice-reitor, Luciano Schuch, um evento dessa magnitude dentro da UFSM tem um simbolismo muito forte, “porque é aqui que se produz conhecimento e ciência que beneficiam a sociedade através de eventos como o Seminário. Assim, trazemos pessoas e parcerias da sociedade para dentro da instituição para dialogar”.

O coordenador do evento, professor Abílio Lima de Freitas, ressaltou que o seminário é um espaço de debates e construção de conhecimento na área de prevenção e combate a incêndios, além de ser o ambiente para se pensar na reconstrução de cenários de grandes catástrofes.

Já para o presidente AVTSM, Flávio Silva, há tempos que a cidade merecia um evento deste porte. “As tragédias continuam acontecendo, infelizmente, e as consequências são irreparáveis. Por isso, a prevenção é um investimento e não despesa”.

Posteriormente à abertura, deu-se início à primeira palestra da manhã com a Phd Angela Gaier Graeff, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sobre o projeto de extensão “Educar para prevenir: segurança contra incêndio nas escolas”. Criado em 2015, mas desenvolvido a partir de 2018, tem como objetivo plantar uma semente da cultura da segurança e percepção de risco para prevenir possíveis tragédias.

Na sequência da manhã, foi realizada a roda de conversa sobre Plano de Auxílio Mútuo (PAM) com o coordenador do PAM de Rio Grande, Thiago Freitas de Oliveira, presidente e diretor financeiro do PAM de Barueri, Emílio Scalise Filho e Joaquim Domingues Filho, subchefe da Defesa Civil –RS, Tenente Coronel Rodrigo da Silva Dutra, coordenador regional da Defesa Civil –RS, Tenente Coronel Jacob Aristeu Pinton, superintendente da Defesa Civil de Santa Maria, Adão Claiton de Souza Lemos, e o engenheiro de segurança do trabalho da EBSERH/HUSM, Elson Fernandes Cozza.

O seminário conta com uma intensa programação ao longo desta sexta-feira e se estende durante todo o sábado.

Texto: Andrea Ortis/Pró-Reitoria de Extensão