Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Planetário da UFSM promove debate sobre mulheres na ciência

Para comemorar o dia Internacional da Mulher – 08 de março – e o dia Internacional dos Planetários – 16 de março -, o Planetário da UFSM promove, no próximo domingo (08), às 16h, o debate “Mulheres na Ciência”. O evento contará com a presença das pesquisadoras Maria Rosa Chitolina e Cristina Wayne Nogueira.

A professora Maria Rosa Chitolina é formada em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde também realizou seu mestrado. Já o seu doutorado foi concluído pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e seu pós-doutorado pelo Albert Einstein College of Medicine, nos Estados Unidos. Atualmente, é docente no Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM, atuando na área da Enzimologia. Nos últimos anos, realizou visitas de colaboração científica a algumas instituições internacionais na Europa e na África. A pesquisadora também é bolsista de produtividade 1B pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) .

A professora Cristina Wayne Nogueira foi a primeira pesquisadora a atingir o nível 1A de excelência de produtividade em pesquisa na UFSM. É formada em Farmácia pela UFSM e possui doutorado em Ciências Biológicas – Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Suas pesquisas perpassam a área da Bioquímica, tendo como foco a Bioquímica Toxicológica. Em 2017, a docente recebeu o Prêmio de Pesquisador Destaque UFSM e o Prêmio Pesquisador Gaúcho Destaque na área das Ciências Biológicas.

O evento, realizado juntamente ao Viva o campus Calourada, é gratuito e aberto ao público, tendo como objetivo evidenciar o trabalho e a trajetória destas cientistas.

Com informações do Planetário UFSM

Edição: Wellington Felipe Hack / Pró-Reitoria de Extensão UFSM