Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ação de Extensão da UFSM FW cria produtos informativos sobre saúde mental em época da pandemia



Se, durante as noites e os dias que vivenciamos, você se sente angustiado por não conseguir ser produtivo ou sente suas emoções extremamente afloradas, chorando ou sorrindo com pequenos gestos e ações, saiba que você não está sozinho. Isto é uma reação normal causada pela pandemia de Covid-19, que forçou uma mudança brusca em nossa rotina e nos obrigou a reprogramar nossas vidas.

De acordo com pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em uma situação de exceção como a que passamos, estima-se o aumento da incidência de transtornos psíquicos em, aproximadamente, um terço ou metade da população, variando de acordo com a magnitude do evento, com o grau de vulnerabilidade psicossocial, com o tempo e com a qualidade das ações psicossociais desenvolvidas como resposta à pandemia.

Diante deste cenário, o Projeto de Extensão Comunicare RP, vinculado ao Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen, criou a ação (com)Vida, que, coordenada pela professora doutora Lana D’Ávila Campanella, visa à produção de produtos informativos sobre saúde mental para veículos de comunicação.

A professora explica que a ação foi pensada com base nos desconfortos emocionais causados pela pandemia, principalmente nos grupos mais vulneráveis — crianças, idosos e pessoas que já possuem algum problema de saúde , procurando levar informações sobre saúde mental aos grupos que não têm acesso ou não mantêm hábitos de navegação em rede. “Pensando nessa realidade, o (com)Vida visa a contribuir com o bem-estar social no enfrentamento da pandemia, produzindo conteúdos de cunho informacional para veiculação em rádios e jornais, além de plataformas online”, comenta Lana.

Entre as pautas dos conteúdos que serão produzidos, estão reações de ansiedade durante a pandemia, relações afetivas no distanciamento social, adaptação de rotina e saúde mental nos diferentes grupos sociais. Em alguns temas, além de podcasts para os veículos de comunicação e lives, serão produzidos folders e cartilhas para a distribuição pública. Os conteúdos serão disponibilizados no site do projeto e em veículos de comunicação a partir da segunda quinzena de maio.

A ação de Extensão conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, do projeto “Promoção da Saúde Mental” da UFSM FW coordenado pela psicóloga Laís Piovesan —, bem como das psicólogas Janine Cerutti, Camila Kurek e Mônica Marcon.

Redação: Wellington Felipe Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3695

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes