Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Programa de Extensão Saúde em Conto lança livro “Adeus Bibi: a hora de largar a chupeta”

Na última quarta-feira (06), foi lançado o livro “Adeus Bibi: a hora de largar a chupeta”, produzido pelo Programa de Extensão da UFSM “Saúde em Conto”, que tem como objetivo a criação de livros infantis com a temática da saúde. O Programa foi idealizado pelas docentes Mariana Marquezan e Estela Maris Jurach, da disciplina de Ortodontia, do Curso de Odontologia da UFSM, que notaram a necessidade de aproveitar o tempo que as crianças ficavam na sala de espera para promover educação em saúde.

A ideia para elaborar o livro, segundo os membros do Programa, surgiu do fato de grande parte dos problemas das crianças da Clínica Ortodôntica Infantil estar associado aos hábitos orais prejudiciais à saúde, tais como respiração oral e sucção não nutritiva (chupar dedo ou chupeta). Para o tratamento, é imprescindível a participação da Fonoaudiologia, por conta disso, a professora de Motrocidade Orofacial, Ângela Busanello, foi convidada a se juntar à equipe. A princípio, contam que se pensava em criar vídeos infantis para as crianças assistirem na televisão da sala de espera.

Com o tempo, a ideia amadureceu e foi preferível criar livros, a fim de educar os pacientes e suas famílias sobre saúde, o que também estimularia o hábito pela leitura. Nesse momento, o Professor André Dalmazzo, do Desenho Industrial, juntou-se à equipe. O primeiro livro elaborado pela equipe, chamado “A Corrida de Sol”, abordou o tema da respiração oral. “Adeus Bibi: a hora de largar a chupeta” é o segundo livro produzido e discute o hábito da chupeta. Ambas as temáticas são recorrentes tanto na Clínica Fonoaudiológica quanto na Clínica Odontológica.

O grupo comenta sobre o direcionamento e para quem são destinados os livros do “Saúde em Conto”. “Nossos livros são destinados às famílias! Tivemos por objetivo elaborar materiais que levassem informações sobre saúde de uma maneira lúdica, sendo atrativo tanto para a criança quanto para o adulto, fazendo com que pais e filhos refletissem sobre a alteração e suas consequências de uma forma bastante divertida”, contam.

A produção do livro contou com a participação de alunos e professores do curso de Fonoaudiologia, Odontologia e Desenho Industrial, que também constam como autores da obra. Além deles, houve a colaboração da Professora Dra. Graziela Botton, que, durante a produção, foi professora substituta da disciplina de Odontopediatria da UFSM. Ela foi responsável por ministrar uma aula sobre o hábito de sucção não nutritiva aos participantes do Programa, que inspirou, previamente, a elaboração do roteiro.

Os livros na versão física já estão disponíveis nas Clínicas-escola dos cursos de Odontologia e Fonoaudiologia da UFSM. A meta, segundo o grupo, é distribuí-los nas escolas assim que o cenário da pandemia for o mais favorável possível, com o objetivo de desenvolver atividades de contação de histórias com a obra. As versões online do livro (e-books) foram distribuídas por WhatsApp e estão disponíveis no Google Drive, que também pode ser encontrado nas redes sociais do Programa (Instagram e Facebook).

Redação: Rubens Guilherme Santos/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão