Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Violência Doméstica contra mulheres na 2ª edição especial do Dose de Ciência



No próximo dia 28 de junho, quinta-feira, a partir das 19h, acontece a 2ª edição especial do Dose de Ciência projeto que, criado em 2018, visa a discutir ciência de forma descontraída. Devido às restrições causadas pela pandemia de Covid-19, o evento será realizado de forma online, através do Facebook da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM. Na edição que abordará a violência doméstica contra mulheres, as convidadas serão as professoras Laura Ferreira Cortes, do Colégio Politécnico da UFSM, e a professora Nikelen Witter, do Departamento de História da UFSM. A transmissão também contará com tradução simultânea em Libras

A iniciativa de realizar o Dose de Ciência faz parte das atividades desenvolvidas pela UFSM para combater a Covid-19 e promover atividades para o período de distanciamento social. Ao abordar a violência doméstica contra mulheres, o evento objetiva mostrar as diferentes formas de violência vivenciada pelas mulheres, que podem, inclusive, preceder a agressão física. Além disso, a live irá não só abordar o papel da universidade no enfrentamento desses casos, principalmente através da Extensão Universitária, mas também discutir a importância da criação de redes tanto afetivas quanto sociais para a saída do ciclo de violência e de relacionamentos abusivos.

A professora Nikelen Witter é graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestra em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, Nikelen é professora do Departamento de História da UFSM e dedica-se a investigações de questões que envolvam gênero e a história das mulheres na época contemporânea.

A professora Laura Ferreira Cortes é docente do Colégio Politécnico da UFSM. Possui graduação, mestrado e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), além de ser especialista em saúde mental pelo Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Laura atua com temáticas de gênero e saúde, violência de gênero, redes de atenção, saúde coletiva e saúde mental.

O Dose de Ciência Especial é uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria, através da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) e do Observatório de Direitos Humanos UFSM.

 

Redação: Wellington Felipe Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3787

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes