Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Em edição histórica, novos rumos das ações da UFSM na sociedade são discutidos no 5º Fórum Regional Permanente de Extensão



Em Frederico Westphalen, as ações de enfrentamento à Covid-19 foram destaque; Em Palmeira das Missões começou a ser discutido a implementação de novas parcerias com as cidades da região; Em Cachoeira do Sul, as ações já realizadas na cidade buscam se alinhar com a Agenda 2030; e, em Santa Maria, os debates sobre o fazer extensionista e as relações com a comunidade encerraram o Fórum.

Durante as últimas semanas, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM vem discutindo, junto à comunidade interna dos campi da Instituição, as novas possibilidades para as ações práticas na sociedade sul-riograndense. O Fórum Regional Permanente de Extensão, realizado semestralmente nas cidades-sede da UFSM, foi realizado pela primeira vez de forma totalmente virtual desde a sua criação, em 2016, e contou com a participação de, aproximadamente, 700 pessoas dos cinco campi da Universidade.

Na abertura do evento, o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Afonso Burmann, destacou o intenso trabalho que a Instituição vem realizando para escutar a sociedade e atender às demandas propostas pela comunidade regional. Burmann também lembrou dos trabalhos desenvolvidos pela UFSM durante a pandemia de Covid-19, em especial junto aos órgãos de Estado, realizando exames para a detecção do vírus e para pensar estratégias de enfrentamento à doença. Por fim, o Reitor ressaltou o papel do Fórum na qualificação da Universidade, que busca sempre servir de apoio nos locais em que está inserida. Para o Vice-Reitor da UFSM, Luciano Schuch, os trabalhos realizados pela Extensão são fundamentais para que as instituições públicas mostrem sua importância e sua força para a sociedade, em especial no contexto de ataque às Universidades que o Brasil vivencia.

O Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, lembrou que a realização do Fórum foi um desafio colocado pela atual gestão da Instituição, a fim de que a UFSM estivesse mais próxima e dialogando com a sociedade. Flavi destacou que a realização do evento busca promover uma troca constante entre os conhecimentos da universidade e os saberes da comunidade, além de ser um canal para a sistematização das demandas sociais, que podem resultar em ações práticas na comunidade. O Pró-Reitor de Extensão também lembrou que a edição do Fórum realizada no primeiro semestre procura ouvir e organizar a comunidade interna da UFSM para que, no segundo semestre, esta esteja apta a atender às demandas das comunidades das quais está inserida.

No evento, foram apresentados os resultados do Fórum de Extensão de 2019 e alguns resultados do Fiex 2020 no campus sede da Instituição. O Pró-Reitor Adjunto de Extensão e Coordenador de Articulação e Fomento à Extensão, Rudiney Soares Pereira, lembrou que, somente no campus de Santa Maria, 187 Ações de Extensão foram contempladas com recursos do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX) em 2020. Por fim, Rudiney apresentou algumas informações sobre o novo aplicativo de coleta de dados que vem sendo desenvolvido pela PRE, em que o participante escolherá o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável que deverá ser prioridade para as ações da UFSM.

Essa edição especial do Fórum contou com a presença da professora e Pró-Reitora de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Sandra de Deus, que comentou sobre os desafios de executar a Extensão Universitária no cenário de preocupação que o país enfrenta. Sandra lembrou que a Extensão não pode se confundir com o assistencialismo, embora possa e deva estar ao lado dos grupos vulneráveis. Além disso, a professora enfatizou que a Extensão representa a heterogeniedade da Universidade, atuando não somente com grupos vulneráveis, mas também com o empresarial e os outros segmentos da sociedade. Para ela, o papel central da Extensão está no diálogo aberto, que busca promover a interação transformadora no extensionista e na sociedade. Sandra também comentou que é preciso que a Extensão ouça as demandas da comunidade e traga os conhecimentos populares para dentro da Universidade.

A próxima edição do Fórum Regional Permanente de Extensão está prevista para o mês de novembro, podendo ocorrer de forma presencial nos quatro campi da Instituição, mediante autorização dos órgãos de saúde. A edição do segundo semestre de 2020 objetiva conhecer e discutir as Ações de Extensão com a participação da comunidade externa.

Frederico Westphalen

Os participantes da edição do Fórum na UFSM Frederico Westphalen puderam se manifestar e expor alguns dos projetos e programas que estão sendo desenvolvidos pelo campus. Entre as ações apresentadas estão: Agora a Feira é em Casa, uma parceria da UFSM com a Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai; o programa Recicla Frederico, uma parceria da Universidade com a prefeitura de Frederico Westphalen e com o CIGRES, que está atuando remotamente com palestras online sobre a temática do Meio Ambiente; o projeto Sabão Caseiro, que vem reutilizando óleo que é coletado pelas prefeituras da região; a Plataforma Covid-19, que auxilia os profissionais da saúde de Frederico e Palmeira das Missões; e o Projeto Vídeo Entre-linhas, que atua nas escolas da região. Além disso, os recursos empregados em projetos de enfrentamento à Covid-19 também foi um dos destaques da edição

Palmeira das Missões

Durante a realização do evento no campus de Palmeira das Missões, um dos encaminhamentos tomados foi a busca por novas parceiras com os poderes públicos da região. O diretor da UFSM Palmeira das Missões, Rafael Lazzari, ressaltou o papel que a Extensão vem desenvolvendo na região de abrangência da Instituição. O diretor lembrou dos testes realizados para a detecção da Covid-19, que estão sendo realizados pela comunidade acadêmica nos laboratórios da UFSM Palmeira das Missões. Além disso, Rafael também destacou as conversas com os prefeitos da região, que buscam, na UFSM, soluções para os problemas enfrentados pelos municípios, aumentando as demandas e os desafios da Extensão Universitária.

Cachoeira do Sul

Na edição de Cachoeira do Sul, a maior preocupação da comunidade acadêmica foi o alinhamento das Ações de Extensão com a Agenda 2030. O Vice-Diretor do campus da UFSM Cachoeira do Sul, Lucas Delongui, também lembrou das mais de 30 Ações de Extensão desenvolvidas pelos cursos do campus mais novo da UFSM. Lucas reforçou o papel da Extensão Universitária em atender às demandas da sociedade através de alguns exemplos já desenvolvidos pelo campus, como ações de ensino sobre sensoriamento remoto para a agricultura familiar, trabalhos do curso de arquitetura na preservação do patrimônio da cidade e ações de conscientização sobre a mobilidade sustentável, muitas dessas ações realizadas em parceria com o poder público municipal.

A Extensão da UFSM no enfrentamento à Covid-19

Durante o período de distanciamento social, a Pró-Reitoria de Extensão está com um edital específico para o fomento de Atividades de Extensão que visem ao enfrentamento à Covid-19. Nos quatro campi da UFSM, já foram destinados mais de R$ 66.000,00 em Ações de Extensão de diferentes eixos temáticos. Essas ações, além de contar com recursos financeiros, recebem outras formas de apoio da PRE para o seu desenvolvimento. Salientamos que a PRE ainda está recebendo propostas interessadas em concorrer à chamada. Para saber mais sobre as ações e as normas de submissão, basta acessar o site da chamada.

 

Redação: Wellington Felipe Hack/Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros/Pró-Reitoria de Extensão

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-3885

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes