Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

GEEUM@ promove série de debates sobre violência sexual infantil

Inicia-se, na próxima terça (30), o ciclo de conversas sobre violência sexual infantil e educação sexual, promovido pelo Grupo de Estudo e Extensão Universidade das Mulheres (GEEUM@). Os debates, que serão transmitidos ao vivo pelo Facebook da Pró-Reitoria de Extensão UFSM, contam com o apoio do Observatório de Direitos Humanos (ODH). O ciclo de conversas tem por objetivo disseminar informações seguras sobre os assuntos, além de esclarecer dúvidas e desmistificar os conceitos que envolvem a educação sexual.

A iniciativa surgiu a partir das denúncias que ocorreram na última semana em Santa Maria (RS), envolvendo questões de assédio sexual. Sensibilizadadas pelos relatos das vítimas e atentas às necessidades de a população ter acesso a informações relacionadas ao assédio, ao abuso no ambiente escolar — sofrido, em grande parte, por meninas à educação sexual e à educação para o feminismo, integrantes do GEEUM@ acolheram a proposta de uma estudante do curso de Engenharia Biomédica da Universidade Franciscana (UFN), da professora Bruna Fani e da arte terapista Gabriele Dors. Deste modo, o ciclo de debates conta com a participação da comunidade acadêmica da UFSM e da UFN, além de várias convidadas externas.

Confira, a seguir, os dias e horários dos debates, bem como os temas que serão tratados em cada edição.

Programação

Dia 30/06, às 18hAbuso sexual e a contribuição da arte na educação sexual de crianças e adolescentes. Debatedoras: Gabriele Dors (artista, professora e ativista) e Bruna Fani (professora, pesquisadora e ativista).

Dia 01/07, às 17hComo proteger? Um olhar do Direito sobre os serviços de proteção à criança e ao adolescente. Debatedores: Carlos Matioli (Juiz da Vara da Infância e da Juventude do Estado do Paraná), Gabriele Dors (artista, professora e ativista) e Bruna Fani (professora, pesquisadora e ativista).

Dia 06/07, às 18hAbordagem sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis no ambiente escolar. Debatedoras: Martha Souza (professora da UFN) e Daniele Taschetto (acadêmica de Medicina/UFN).

Dia 09/07, às 16hÉtica docente, Infância, Adolescência e Sexualidade. Debatedores: Mitiele Seixas da Silva (professora da UFSM), Juliana Coutinho (psicóloga) e convidadas.

Dia 16/07, às 18hComo o feminismo pode empoderar as meninas dentro da escola e prevenir o assédio e o abuso sexual? Debatedores: Susana de Castro (professora da UFRJ), Rita Machado (professora da UEAM) e Nikelen Witter (professora da UFSM).

Redação: Wellington Felipe Hack/ Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Revisão: Erica Medeiros / Pró-Reitoria de Extensão UFSM