Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Entidades da UFSM participam de grande mutirão de apoio aos afetados pelas enchentes no Vale do Taquari

As intensas chuvas que atingiram a região central do Rio Grande do Sul no mês de julho provocaram grandes enchentes nas regiões do Vale do Taquari e nas proximidades. O volume de chuva foi tão acentuado que fez o Rio Taquari registrar a maior cheia dos últimos 64 anos. As enchentes causaram inúmeros danos e prejuízos materiais, deixando centenas de famílias desabrigadas e desalojadas na região. A expressiva população de imigrantes que vivem na região, principalmente haitianos, também foi fortemente prejudicada pela situação. Buscando ajudar esse grupo, já bastante vulnerável, a passar por esse momento difícil, um grande “Mutirão da Solidariedade” foi organizado e contou com a colaboração de diversas entidades e associações de Santa Maria.

A articulação se deu através do Fórum Permanente de Mobilidade Humana do Rio Grande do Sul, que entrou em contato, em Santa Maria, com o Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh) da UFSM, coordenado pela Profa. Giuliana Redin. Para viabilizar uma maior divulgação e pontos de arrecadação, o grupo buscou parceria com os Projetos Esperança/Coosperança e com o Banco da Esperança, coordenados pela Irmã Lourdes Dill. O mutirão contou com o apoio de diversas outras entidades da cidade, que recolheram alimentos, roupas, agasalhos, materiais de limpeza e higiene, assim como, até mesmo, alguns móveis e materiais de construção, para serem destinados aos imigrantes afetados pelas enchentes. Dentre os grupos participantes, estão o PROARQ, o Instituto Harmonia, o Banco de Alimentos de Santa Maria, o Conselho de Segurança Alimentar de Santa Maria, a União das Associações Comunitárias (UAC), o Lar das Vovozinhas, o Instituto de Radiologia São Lucas e a Arquidiocese de Santa Maria, dentre outras diversas entidades e diversos doadores anônimos que colaboraram com a ação.

Outros projetos e entidades da UFSM também se uniram à iniciativa, ajudando na divulgação e na realização do mutirão, como a Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm); o Núcleo de Interação Jurídica Comunitária (NIJuC), que é um Programa de Extensão do departamento de Direito da UFSM, coordenado pelo Prof. José Luiz de Moura Filho; e a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), através do Observatório de Direitos Humanos, que possibilitou a utilização de um caminhão para o transporte, até Santa Cruz do Sul, dos mais de 500kg de alimentos, assim como das roupas e dos materiais arrecadados pelo mutirão. A entrega foi feita pelo Prof. José Luiz, do NIJuC, na última sexta-feira, dia 31/08.

Redação: Bernardo Abbad da Rocha/ Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Revisão: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão UFSM