Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Grupo Migraidh lança livro pela Editora UFSM



O Migraidh, Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional da UFSM, lançou, no último dia 28 de julho, o e-book “Migrações Internacionais: experiências e desafios para a proteção e promoção de direitos humanos no Brasil”. A obra, lançada e disponibilizada gratuitamente pela Editora UFSM, é composta por 11 capítulos, divididos em duas partes, e apresenta um debate ético, interdisciplinar e crítico sobre a realidade das migrações e do refúgio.

A primeira parte do livro expõe a atuação prática do Grupo Migraidh: os textos trazem análises teórico-práticas do enfrentamento dos desafios no âmbito dos direitos humanos da população migrante e refugiada, no campo político-jurídico e da integração local. Baseando-se no propósito da atuação do Grupo, que se apoia no direito humano de migrar, são discutidos os temas ética, criticidade e educação em direitos humanos. A Profa. Dra. Giuliana Redin, coordenadora do Grupo Migraidh e organizadora da obra, aponta que essa primeira parte do livro “conecta produção científica a partir do processo de Extensão”, o que considera como uma das riquezas da obra. A segunda parte traz debates sobre categorias sociais e político-jurídicas, as raízes que orientam e justificam os imaginários sociais e os atores político-sociais no contexto das migrações internacionais. O livro procura entrelaçar abordagens interdisciplinares entre os campos do Direito, da Antropologia, das Letras, das Relações Internacionais, da Psicologia, das Ciências Sociais, da Comunicação e da Filosofia, observando, assim, as migrações internacionais como um “fato social total”. Segundo a Profa. Dra. Giuliana Redin, “é somente por meio da Extensão como comunicação que podemos conhecer, pesquisar e transformar a realidade”.

O Grupo Migraidh iniciou suas atividades no ano de 2013, junto ao Curso de Direito da UFSM, e, já em 2014, consolidou-se, também, como Grupo de Extensão Interdisciplinar, atualmente contando com seis linhas de pesquisa, nas áreas de Direito, Ciências Sociais, Comunicação Social, Psicologia e Letras. Desde 2015, o Migraidh é responsável pela Cátedra Sérgio Vieira de Mello da UFSM, que representa uma parceria da Universidade com a Agência da ONU para os Refugiados (ACNUR), para a promoção e difusão do Direito Internacional dos Refugiados. O grupo também realiza um importante Programa de Extensão, onde presta assessoria a migrantes e refugiados.

O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.

Redação: Bernardo Abbad da Rocha/ Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Revisão: Erica Medeiros/ Pró-Reitoria de Extensão UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-4171

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes