Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comissão de Biossegurança da UFSM lança manual para a comunidade acadêmica da Instituição durante a pandemia de covid-19



A UFSM lançou, nesta quarta-feira (12), o Manual de Biossegurança da UFSM, destinado à comunidade acadêmica da Instituição durante a pandemia de covid-19. O documento foi elaborado pela Comissão de Biossegurança da UFSM, composta por servidores da Universidade. Para conferir o documento, basta acessar o link: https://www.ufsm.br/pro-reitorias/pre/wp-content/uploads/sites/346/2020/08/Cartilha_Bioseguran%C3%A7a.pdf.

O Manual, composto de 12 páginas, está dividido em duas seções: uma com orientações aos gestores e outra com orientações aos indivíduos da comunidade acadêmica. Entretanto muitas instruções da segunda seção são válidas, também, para a comunidade geral que frequenta a UFSM.

Imagem: Subdivisão de Divulgação e Eventos/PRE UFSM

Segundo Mariana Marquezan, Professora Adjunta do Departamento de Estomatologia, e Tatiana Bernardon, Professora Associada do Departamento de Odontologia Restauradora, ambas do Curso de Odontologia da UFSM, a portaria que criou a comissão para a elaboração do manual é de 19 de junho de 2020. No entanto o grupo iniciou seus trabalhos anteriormente. Desde então, a comissão tem realizado, ao menos, duas reuniões semanais remotas não apenas para planejamento das medidas de segurança necessárias ao retorno das atividades presenciais na UFSM, mas também para elaboração de materiais educativos, dentre eles, o Manual em questão.

As reuniões, que continuam sendo realizadas, contam com a participação da Pró-Reitora de Graduação, Professora Martha Bohrer Adaime; do Pró-Reitor Substituto de Extensão, Professor Rudiney Soares Pereira; e do Pró-Reitor Substituto e Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa, Professor Thiago Machado Ardenghi.

As instruções encontradas no documento são baseadas nas recomendações da Organização Mundial da Saúde — a OMS — e do Ministério da Saúde, bem como em normativas dos governos estadual e federal para a prevenção da covid-19.

O documento reúne não apenas orientações, aos gestores, para organização do ambiente de trabalho dentro das normas sanitárias, como também informações direcionadas à comunidade acadêmica, referentes aos cuidados necessários desde a chegada à UFSM, no ambiente de trabalho/aula, até à saída da Instituição. Existe a possibilidade de o Manual ser atualizado de acordo com o curso da pandemia e com a publicação de novas evidências ou recomendações das autoridades governamentais.

O Manual foi divulgado somente no formato digital. Algumas orientações presentes no documento serão transmitidas através de cartazes, que serão afixados em pontos estratégicos da Instituição, com informações como instruções para pessoas que apresentem sintomas da covid-19, lavagem de mãos, uso correto de máscaras, distanciamento social, dentre outras.

 

Texto: Rubens Guilherme Santos / PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros / PRE UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-4203

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes