Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Abertura do VII Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio acontece nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (04), acontece a abertura do VII Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio. O tema desta edição é “Construindo redes de solidariedade: rumo ao futuro compartilhado”. O evento será realizado de forma online, nas quatro sextas-feiras do mês de setembro, nos dias 04, 11, 18 e 25. “Promovendo a vida e a solidariedade humana” é a temática principal da primeira palestra.

O Encontro é uma realização do Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central e do Projeto de Extensão Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio, em parceria interinstitucional com diversos setores da UFSM, com a Prefeitura de Santa Maria, com o Corpo de Bombeiros e com a Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul.

Imagem: Divulgação

O objetivo do evento é tanto a educação quanto a capacitação em saúde para a prevenção do suicídio, tendo, como público alvo, os trabalhadores da segurança pública, assim como os profissionais e os estudantes não apenas da área da saúde, mas também da área da educação. Pessoas interessadas em aprofundar a reflexão sobre a perspectiva de promoção da qualidade de vida e de ações que venham a impactar a prevenção de suicídios também podem participar.

A psiquiatra Martha Helena Oliveira Noal, do Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM, explica a necessidade de mudanças feitas para a realização do Encontro em 2020, por conta da pandemia de covid-19: “estávamos nos programando para mais uma edição presencial. A realidade nos impôs que tivéssemos que fazer várias adaptações. Como o curso teria muitos conteúdos, foi preciso adaptar a programação”.

Segundo Martha, este não é um evento que busca auxiliar, diretamente, pessoas com sofrimento psíquico e que, eventualmente, possam estar buscando ajuda. Estas pessoas podem buscar recursos em serviços especializados de saúde ou de saúde mental, virtual ou presencialmente.

Imagem: Divulgação

Ela também comenta sobre as perspectivas para esta edição do evento: “a expectativa é de que avancemos mais um passo no sentido da qualificação profissional, da sensibilização para a detecção precoce de riscos e do incremento nos fatores de proteção e manejo de situações limite. Também pretendemos surpreender, com uma mesa de abertura do evento que não vai falar sobre suicídio — que, ao contrário, deve nos trazer pistas de caminhos a serem percorridos para que possamos, cada vez mais, habilitarmo-nos para uma vida mais saudável e íntegra. Quanto à participação do público, imaginamos que haverá uma grande procura, como nos eventos anteriores”.

A transmissão das palestras será feita através da plataforma Farol UFSM, com acesso exclusivo para os participantes inscritos, que já passaram da marca dos 500. Quem ainda tem interesse pode realizar a inscrição até as 18h de toda quinta-feira anterior a cada palestra, através do link: bit.ly/promocaodavida. Mais informações podem ser conferidas na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/358010425599752/?event_time_id=358010425599752 ou através do e-mail forumsaudementalrs@gmail.com.

Confira, abaixo, a programação completa:

04/09 (9h – 11h)

1. Contextualização do Fórum Permanente de Saúde Mental da Região Central e do VII Encontro Regional de Promoção da Vida e Prevenção do Suicídio

Psiquiatra Martha Helena Oliveira Noal (Espaço Nise da Silveira & Associação de Familiares, Amigos e Bipolares de Santa Maria – AFAB; Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM/UFSM).

2. Promovendo a vida e a solidariedade humana

Enfermeira Vergínia Rossato (HUSM).

Jana Rossato Gonçalves (UFSM), Profa. Maria Rosa Chitolina (UFSM), Prof. Félix Soares (UFSM).

Coordenadora: Psiquiatra Martha Noal.

11/09 (9h – 11h)

1. Acolhimento de Saúde Mental na Atenção Básica: Possibilidades

Médico André Bendl (Secretaria Municipal de Saúde de Osório).

2. Estratégias de Acolhimento nos tempos atuais

Psicólogo Volnei Dassoler (Acolhe Saúde).

3. Refletindo sobre relações do trabalho em época de distanciamento social

Psicólogo Silvério Costella (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest) e Enfermeiro Jean Savegnago (Cerest).

Coordenador: Psicólogo Luciano Benitez.

18/09 (9h – 11h)

1. Saúde Mental em tempos de pandemia

Acadêmica de Terapia Ocupacional Ana Paula Dellbrügger (UFSM) e Enfermeira Luana Raznievski (Secretaria de Município da Educação de Santa Maria).

2. Pensando a promoção em saúde de jovens adultos

Psicóloga Ariela Quartiero (UFSM) e Psicóloga Juliana da Rosa Marinho (UFSM).

3. Contribuições do Centro de Valorização da Vida

Voluntária Liziane Chitolina Eberle (Centro de Valorização da Vida – CVV).

Coordenadora: Psiquiatra Jana Gonçalves Zappe (Programa de Pós Graduação em Psicologia – UFSM).

25/09 (9h – 11h)

1. Revisitando nossa caminhada e tecendo possibilidades de prevenção

Psiquiatra Martha Helena Oliveira Noal (HUSM/UFSM).

2. Manejo na Intervenção Direta de Crise Suicida

Major Diógenes Munhoz (Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo – CBM/SP).

Coordenadora: Soldado Ariane Garcia (CBM/Santa Maria).

Texto: Rubens Guilherme Santos / PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros / PRE UFSM