Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Livros da Série Extensão da Editora UFSM serão lançados durante a 47ª Feira do Livro de Santa Maria

A 47ª edição da Feira do Livro de Santa Maria, que vai do dia 1º ao dia 10 de outubro, marca o lançamento de duas obras da “Série Extensão” da Editora UFSM. As publicações são referentes à primeira edição da Série Extensão, finalizada em 2019. A iniciativa conta com o financiamento da Pró-Reitoria de Extensão (PRE), órgão que propôs à Editora uma linha editorial para dar visibilidade à Extensão Universitária.

Segundo Rudiney Soares Pereira, Pró-Reitor Substituto de Extensão, “a ‘Série de Extensão’ publica livros que, além de ter caráter didático, metodológico e/ou de formação geral ou específica, estejam enquadrados nas áreas da Política de Extensão da UFSM e vinculados a uma Ação de Extensão registrada no Portal de Projetos da Instituição”.

Daniel Arruda Coronel, Professor Associado do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM e diretor da Livraria, Grife e Editora UFSM, explica quais as normas utilizadas para a eleição dos contemplados pela Chamada Interna: “os critérios que são levados em consideração para publicação das obras são qualidade, contribuição metodológica, importância da Ação de Extensão, dentre outras questões”.

Ele também comenta sobre quais foram os processos para seleção e publicação das obras: “todo livro publicado dessa Série passa por um amplo processo de avaliação, primeiro pela Câmara de Extensão da UFSM, em seguida pelo conselho editorial da Editora UFSM e depois pelos pareceristas externos. Então, nós vamos ter com isso uma produção qualificada e vamos divulgá-la em formato de livro, relacionada à Extensão da nossa comunidade acadêmica”.

Os produtos selecionados pela Chamada Interna foram desenvolvidos por docentes ou técnicos administrativos em educação (TAE’s), em conjunto com estudantes que atuam em Programas e Projetos de Extensão da UFSM. O diretor da Editora ainda comenta sobre os benefícios das publicações: “nossa comunidade vai ter à sua disposição, a partir de agora, livros com foco na Extensão, com o objetivo de entender e compreender melhor tanto a produção quanto o trabalho que vem sendo realizado pelos nossos docentes e TAE’s, ou seja, essa produção, agora, vai ficar disponibilizada em formato de livro. O que é uma rica e importante contribuição acadêmica, científica, e técnica da nossa comunidade, através da Editora da UFSM e da PRE”.

As obras

Imagem: Divulgação Editora UFSM

O livro “Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (NIEEMS): a Extensão Universitária em Destaque”, organizado por Luiz Fernando Cuozzo Lemos, Gabriel Ivan Pranke e Leandra Costa da Costa, apresenta as diversas ações desenvolvidas pelo NIEEMS, projeto que atua na promoção de benefícios na vida de distintos públicos através do esporte. Seu lançamento na 47ª Feira do Livro de Santa Maria está programado para o dia 09 de outubro.

Gabriel Ivan Pranke, Professor e Coordenador do Curso de Educação Física – Bacharelado e um dos organizadores do livro, comenta sobre as intenções do NIEEMS com a publicação da obra: “a ideia é passar os objetivos do núcleo, que são o desenvolvimento de ações relacionadas ao esporte e à educação física, associadas à promoção de saúde; e também ações relacionadas ao desempenho esportivo e ao esporte. Dessa forma, buscamos apresentar como as iniciativas do projeto servem para o desenvolvimento de pessoas, mostrando justamente a importância da área da educação física e do esporte na formação de cidadãos”.

A outra obra é intitulada “Compromisso social com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade: o papel da Extensão Universitária na área de Direitos Humanos e Justiça”, organizado por Jana Gonçalves Zappe, Ana Cristina Garcia Dias e Silvia Renata Magalhães Lordello. É uma coletânea que apresenta Projetos de Extensão Universitária comprometidos com os direitos humanos e a justiça social, por meio de trabalhos voltados para crianças, adolescentes e jovens. Jana Gonçalves Zappe, Professora Adjunta no Departamento de Psicologia e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSM, comenta sobre os propósitos do livro:

Imagem: Divulgação Editora UFSM

“Em primeiro lugar, desejamos divulgar experiências que evidenciam como a Extensão Universitária pode ser um instrumento efetivo de mudança da Universidade e da sociedade, no sentido da promoção da justiça social e da democracia. Esse tem sido o resultado do ativismo diário de docentes e discentes que desenvolvem ações visando à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, especialmente daqueles que vivem em situação de risco e/ou vulnerabilidade. Com isso, buscamos ressaltar o papel da Universidade na construção de um país mais justo, que possa garantir a proteção integral e o desenvolvimento saudável de todas as crianças e de todos os adolescentes, superando desigualdades e violências estruturais”.

Sobre a oportunidade em ter o lançamento de sua obra, programada para o dia 07 de outubro, durante a Feira do Livro, Jana responde: “é uma satisfação imensa participar de um evento tão importante, que tem uma longa e linda história. Somos muito gratas à PRE, à Editora UFSM e à organização da Feira do Livro pela oportunidade de divulgar nossa produção, para que chegue aos leitores”.

Ambos os livros serão publicados no formato PDF e poderão ser adquiridos gratuitamente no site da Editora UFSM, pelo link https://editoraufsm.com.br/.

Texto: Rubens Guilherme Santos / PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros / PRE UFSM