Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

I Encontro de Editoras Experimentais Acadêmicas discute “Desafios e Superações” envolvidos no trabalho em laboratórios e editoras-modelo

Na próxima sexta-feira (09), das 14h às 17h, acontece o I Encontro de Editoras Experimentais Acadêmicas, o Expedição. O evento integra a programação do Estande Virtual UFSM na 47ª Feira do Livro de Santa Maria. O Expedição, que será transmitido através do canal do YouTube da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, será realizado em duas mesas, compostas por convidados e mediador.

A organização do evento é de responsabilidade de Iuri Pavan (UERJ), Marília de Araujo Barcellos (UFSM) e Phellipe Marcel (UFF), apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e com a realização de Laboratório de Publicações Lima Barreto – SELB UERJ, da Editora Experimental pE.com – UFSM e do Arquivo dos Livros UFF.

Imagem: Divulgação pE.com

Nesta primeira edição, editores e professores compartilham “Desafios e Superações” envolvidos no trabalho em laboratórios e editoras-modelo. O principal objetivo do encontro é proporcionar a troca de experiências entre editoras experimentais, de cunho pedagógico, no âmbito acadêmico de nível universitário, com a finalidade de estreitar laços e estabelecer elos de trabalhos relativos às práticas editoriais do livro.

O evento conta com a participação de representantes de editoras experimentais de várias regiões do país, que tenham o intuito da formação pedagógica no exercício da edição de livros. São elas: UEA; Laboratório de Tipografia do Ceará – LTC (UFC); Laboratório de Edição – LED (Cefet-MG); SELB (UERJ); Arquivo dos Livros (UFF); Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais – NESPE; Laboratório de Escritas Profissionais e Processos de Edição – LABEPPE (UFSCar); Com-Arte Editora e Com-Arte Empresa Jr. (USP); e pE.com e Facos – UFSM.

É destinado a profissionais atuantes nas etapas do processo editorial em editoras experimentais (caráter extensionista, pedagógico e de formação), incluindo editores, gestores, coordenadores de projetos, bolsistas, voluntários, acadêmicos e interessados na produção de livros. A comunidade em geral também pode participar.

Marília de Araujo Barcellos, Professora do Curso de Produção Editorial da UFSM e uma das organizadoras do Expedição, destaca a relevância da realização do evento: “em um momento tão delicado pelo qual estamos passando, em meio à pandemia (da covid-19), no qual o papel do ensino está em foco, uma ação como esta vem a contribuir para a transparência do trabalho realizado no âmbito acadêmico”.

Sobre o I Encontro de Editoras Experimentais Acadêmicas – Expedição

Quando: 09 de outubro de 2020, das 14h às 17h

Convidados:  Ada Machado Silveira (UFSM), Allison Leão (UEA), Buggy (UFC), Iuri Pavan (UERJ), José Muniz Jr. (CEFET-MG), Leandro Muller (NESPE), Luciana Salazar Salgado (UFSCar), Marília de Araujo Barcellos (UFSM), Marisa Midori Deaecto (USP), Phellipe Marcel (UFF), Sandra Depexe (UFSM) e Thiago Gentil (USP).

Links das mesas do evento:

Mesa I: https://bit.ly/3ivfV5D

Mesa II: https://bit.ly/3d0P2VY

E-mail para contato: primeiroexpedicao@gmail.com

Mais informações no evento do Facebook: https://bit.ly/2F3Irhb

Organização: Iuri Pavan (UERJ), Marília de Araujo Barcellos (UFSM) e Phellipe Marcel (UFF)

Realização: Laboratório de Publicações Lima Barreto – SELB UERJ, Editora Experimental pE.com – UFSM e Arquivo dos Livros UFF

Apoio: Pró-Reitoria de Extensão da UFSM

Observação: não serão emitidos certificados de participação

Texto: Rubens Guilherme Santos / PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros / PRE UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse a imagem para saber mais sobre ele.

ODS 4