Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Equipe PhenoGlad da UFSM apresenta resultados de experimento com girassol de corte na feira da Avenida Roraima em Santa Maria



Na última quarta-feira (07), a Equipe PhenoGlad da UFSM, que conduz o Projeto de Extensão Flores para Todos, apresentou e comercializou, na feira da Avenida Roraima, em Santa Maria, a primeira colheita no experimento com girassol de corte. A ação é fruto de uma parceria com a Mansuino Breeding Emotions, empresa de genética de flores sediada em San Remo, na Itália, e com o consultor internacional em floricultura Cesar Mauricio Torres. A colheita dos girassóis foi feita na última terça-feira (06), após dois meses de cultivo e cuidado com as plantas.

O estudo com esta nova flor de corte é feito na lavoura do agricultor Milton Cauzzo, localizada em Santa Maria. Na última sexta-feira (09), foi realizada a segunda colheita dos girassóis de corte, para uma nova comercialização das flores que ocorreu no sábado (10), novamente na feira da Avenida Roraima.

Imagem: divulgação Equipe PhenoGlad

Outra atividade que a PhenoGlad desenvolve atualmente é o ensaio estadual on farm de statice, uma variedade de espécie de planta com flor italiana, também conhecida como “flor seca” ou “sempre viva”, produzida fora de época. As flores foram plantadas no início de agosto e colhidas neste mês de outubro. O ensaio de statice tem o objetivo de testar uma tecnologia para produção da flor na entressafra no Rio Grande do Sul, em busca de aumentar o lucro do produtor a partir da utilização de uma metodologia moderna de pesquisa aplicada ao redor do mundo. Link para mais informações sobre o ensaio estadual: https://www.ufsm.br/2020/10/09/projeto-que-visa-produzir-flor-fora-de-epoca-teve-reuniao-com-participacoes-nacionais-e-internacionais/.

A PhenoGlad é uma equipe multidisciplinar e multiinstitucional de Extensão e Pesquisa em floricultura no Brasil. Atualmente, o projeto Flores Para Todos está presente em seis estados e no Distrito Federal. O projeto tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para incentivo à pesquisa no Brasil, por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações sobre o Flores para Todos e outros projetos conduzidos pela Equipe PhenoGlad em todo o Brasil podem ser conferidos na página no Facebook (https://www.facebook.com/PhenoGlad/) e no canal no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCTvmURqcwTOa0I16T_jbswQ).

 

Texto: Rubens Guilherme Santos / PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros / PRE UFSM

As ações de Extensão apresentadas neste texto atendem aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 9
ODS 17
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-4758

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes