Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pró-Reitoria de Extensão realiza mapeamento de demandas das cidades-sede da UFSM



Visando a fortalecer o papel social da Universidade e ouvir as demandas das comunidades nas quais está inserida, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizará, na próxima semana, a 2ª edição de 2020 do 6º Fórum Regional Permanente de Extensão, nas quatro cidades que abrigam os campi da Instituição. O evento, seguindo as recomendações das autoridades de saúde e da UFSM, será realizado em formato virtual e segue aberto para toda a comunidade.

No campus de Frederico Westphalen, na região noroeste, o Fórum será realizado na quarta-feira (04/11), às 09h30min. No mesmo dia, mas pelo período da tarde, será a vez da edição em Palmeira das Missões, às 14h30. Na quinta-feira (05/11), o Fórum acontecerá com a comunidade de Cachoeira do Sul, às 14h30. Encerrando os eventos do Fórum com a comunidade, na semana seguinte, na terça-feira (10/11), acontece a edição de Santa Maria, também às 14h30.

Nesta edição, que conta com a participação da comunidade acadêmica e externa, é possível que a sociedade aponte em quais áreas a Extensão da UFSM deve ser fortalecida em cada cidade. Deste modo, após serem processadas, essas sugestões geram as prioridades para a atuação da Universidade nas regiões de abrangência da UFSM, orientando a criação de novos projetos e programas de Extensão – ações práticas da Universidade desenvolvidas nas comunidades – e auxiliando na distribuição dos recursos financeiros na Extensão.

Os interessados em participar do evento podem ser inscrever através deste link.

Participantes podem votar diretamente nos Objetivos da Agenda 2030

A pouco mais de 10 anos para 2030 – ano que marca o prazo para que os países signatários da Agenda 2030 implementem ações para o desenvolvimento social, econômico e sustentável -, a UFSM lançou uma nova plataforma para que os participantes deixem as suas contribuições e, dessa forma, auxiliem a aplicação dos recursos financeiros e humanos da Instituição nas ações práticas na sociedade. Nela é possível que os usuários participem ativamente do processo de implementação do protocolo na UFSM e no interior gaúcho, através da votação direta nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que considerem prioritários para a atuação da Instituição.

Desta forma, a UFSM, além de tornar a votação mais acessível à comunidade externa, possibilita que cada cidadão contribua na construção de um mundo mais desenvolvido, sustentável e com uma atenção maior aos problemas cotidianos enfrentados pela população. A Nova Plataforma de coleta de dados, alinhada à Agenda 2030, busca conhecer os problemas enfrentados pelos moradores das cidades em que a UFSM está inserida e, assim, contribuir para a execução de ações que atendam efetivamente às demandas locais.

Redação: Wellington Felipe Hack/PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros/PRE UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 16
ODS 17
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-4952

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes