Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

VI Fórum Permanente de Extensão é realizado em Palmeira das Missões



Foi realizada, na tarde desta quarta (04), a edição do segundo semestre de 2020 do IV Fórum Regional Permanente de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com apoio dos campi da UFSM, para ouvir as demandas da comunidade local. O evento, que aconteceu de forma online, contou com a participação de gestores da UFSM, da comunidade acadêmica da UFSM Palmeira das Missões e da comunidade local. A realização do evento faz parte dos esforços empreendidos pela UFSM para a promoção de uma Extensão socialmente comprometida com as demandas locais, possibilitando que o público indique quais devem ser as prioridades da Instituição para atuar junto à sociedade.

Além de escutar as demandas da comunidade, esta edição do Fórum teve por objetivo não apenas visibilizar alguns projetos desenvolvidos pelo campus, de acordo com as prioridades apontadas em 2019, como também apresentar a nova plataforma de coleta de dados – vinculada à Agenda 2030.

Nas boas-vindas aos participantes do Fórum, o Vice-Diretor do campus UFSM Palmeira das Missões, Adriano Lago, ressaltou as dificuldade de se realizar Extensão nessa nova dinâmica imposta pela pandemia, embora tenha oportunizado, à Universidade, demonstrar sua capacidade de reinvenção. O professor também lembrou da importância do Fórum de Extensão, que, em 2020, auxiliou na criação de um edital de fomento à Extensão voltado para as demandas apresentadas pelos 20 municípios do Corede Rio da Várzea.

Para o Pró-Reitor Substituto de Extensão e Coordenador de Articulação e Fomento à Extensão, Rudiney Soares Pereira, a UFSM vem realizando esforços contínuos para alinhar as suas ações – especialmente de Extensão – com a Agenda 2030. Rudiney lembrou que o Fórum mostra esses esforços e também é um instrumento para demonstrar a dimensão da Instituição na sociedade, além de criar novos elos entre a comunidade acadêmica e a sociedade na qual a UFSM está inserida.

De acordo com o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, a Universidade está comprometida com a Agenda 2030, visando a atender a todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) almejados pelo protocolo. Para ele, este é um desafio permanente, no qual a comunidade acadêmica vem se comprometendo cada vez mais. Burmann lembrou que, embora a Universidade seja jovem, ela já vem alcançando padrões de desenvolvimento comparáveis a universidades seculares, e que o Fórum de Extensão vem para construir mais laços com a comunidade, fortalecendo o papel da Instituição junto à comunidade regional.

O evento prosseguiu com a apresentação de algumas ações desenvolvidas pelo campus e com o diálogo com os membros tanto da comunidade externa quanto da comunidade interna da UFSM Palmeira das Missões. A gravação do Fórum estará disponível no canal do YouTube da Extensão UFSM, para quem desejar ter acesso à discussão e às apresentações.

 

Consulta pública sobre a Agenda 2030 na Extensão segue até dezembro

Além da participação na edição virtual do Fórum, a população das regiões de abrangência da UFSM pode participar apontando as prioridades para a Extensão até o final de dezembro, através da plataforma de coleta de dados vinculada à Agenda 2030. Nela, é possível que o cidadão eleja qual ou quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem receber maior atenção da UFSM em 2021.

Redação: Wellington Felipe Hack/PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros/PRE UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 16
ODS 17

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes