Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Realizado VI Fórum Permanente de Extensão em Cachoeira do Sul



Foi realizada. na tarde da última quinta (05), a edição do segundo semestre de 2020 do VI Fórum Regional Permanente de Extensão, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PRE), com apoio dos campi da UFSM, para ouvir as demandas da comunidade local. O evento, que aconteceu de forma online, contou com a participação de gestores da UFSM, da comunidade acadêmica de Cachoeira do Sul e da comunidade local. A realização do evento faz parte dos esforços empreendidos pela UFSM para a promoção de uma Extensão socialmente comprometida com as demandas locais, possibilitando que o público indique quais devem ser as prioridades da Instituição para atuar junto à sociedade.

O Diretor da UFSM Cachoeira do Sul, Rogério Brittes da Silva, destacou que, embora jovem, o campus da Universidade já traz consigo a característica extensionista da UFSM, a qual deve ser fortalecida com a ocupação total das instalações próprias do campus. Rogério lembrou que a comunidade acadêmica está sempre atenta às principais demandas da cidade e da região, desenvolvendoAções de Extensão comprometidas com os anseios da sociedade. O diretor do campus também ressaltou a parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) na produção do álcool glicerinado durante a pandemia de covid-19, que já beneficiou inúmeras instituições da cidade de Cachoeira do Sul.

Para o Vice-Reitor da UFSM, Luciano Schuch, o campus da UFSM Cachoeira do Sul teve início a partir de uma demanda da própria comunidade de Cachoeira e da região, o que estreita as relações da Instituição com a sociedade. Luciano enfatizou que o Fórum Regional Permanente de Extensão é uma das principais ferramentas de escuta ativa da comunidade e que abrange desde as comunidades mais vulneráveis até as empresas da região, o que possibilita a UFSM sair de muros e ir ao encontro da sociedade. O vice-reitor ainda comentou sobre o papel da Extensão no fomento às atividades de Pesquisa e no apoio de políticas públicas, formando um círculo virtuoso que promove o avanço do país.

De acordo com o Pró-Reitor Substituto de Extensão e Coordenador de Articulação e Fomento à Extensão, Rudiney Soares Pereira, o Fórum oportuniza levar a Extensão para além dos campi da UFSM, ouvindo e internalizando as necessidades da sociedade. Rudiney comentou que, neste ano (2020), o Fórum passou a integrar a Agenda 2030 na consulta das demandas sociais, aproximando a Instituição do desenvolvimento sustentável e facilitando a participação popular. O Pró-Reitor Substituto também reforçou o papel dialógico do Fórum, no qual a universidade e a comunidade atuam juntas na transformação das comunidades nas quais a UFSM está presente.

O evento prosseguiu com a apresentação de algumas ações desenvolvidas pelo campus e com o diálogo com os membros tanto da comunidade externa quanto da comunidade interna da UFSM Cachoeira do Sul. A gravação do Fórum estará disponível no canal do YouTube da Extensão UFSM, para quem desejar ter acesso à discussão e às apresentações.

 

Consulta pública sobre a Agenda 2030 na Extensão segue até dezembro

Além da participação na edição virtual do Fórum, a população das regiões de abrangência da UFSM pode participar apontando as prioridades para a Extensão até o final de dezembro, através da plataforma de coleta de dados vinculada à Agenda 2030. Nela, é possível que o cidadão eleja qual ou quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) devem receber maior atenção da UFSM em 2021.

Vote aqui!

Redação: Wellington Felipe Hack/PRE UFSM

Revisão: Erica Medeiros/PRE UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 16
ODS 17
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-5018

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes