Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Equipe PhenoGlad da UFSM firma parceria com empresas italianas

Professor Nereu Streck e integrantes do Projeto durante a última colheita do Ensaio Sul-Brasileiro de statice em Santa Maria

Uma reunião remota no último dia 23 de dezembro, entre a Equipe PhenoGlad da UFSM, a Emater-RS-Ascar e a Mansuino Breeding Emotions (empresa italiana de genética de flores), definiu novas parcerias e ações para o Projeto Flores para Todos, das Equipes PhenoGlad, para o ano de 2021. A reunião contou com a participação do presidente do Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR), Kees Schoenmaker; do CEO da Mansuino Breeding Emotions, Andrea Mansuino; e do consultor internacional em floricultura Cesar
Mauricio Torres.

O professor Nereu Augusto Streck, coordenador da Equipe PhenoGlad da UFSM, considera que a parceria com a Mansuino Breeding Emotions e com a empresa Farao Seeds, também italiana, representa um marco importante para o avanço do Projeto Flores para Todos, uma vez que traz alternativas para o cultivo de novas flores e espécies. Segundo o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, a continuidade do Projeto, que tem se constituído uma importantíssima opção para os produtores da agricultura familiar na região, é essencial para a Pesquisa e para a Extensão da UFSM. “A relação com outras empresas, nacionais e internacionais, tem trazido novos caminhos para o Projeto, criando oportunidades de trocas e cooperações no desenvolvimento de novas espécies e sua adaptação à região sul do Brasil”, complementou o reitor.

SOBRE O PROJETO:
O Projeto Flores para Todos é uma realização das Equipes PhenoGlad do país, cujos integrantes pertencem a universidades e institutos federais de vários estados do Brasil. O Projeto, que, até o momento, já alcançou mais de 95 famílias rurais de 82 municípios de 7 estados brasileiros, busca oferecer uma alternativa de renda ao agricultor familiar através da floricultura. Isso possibilita, também, levar ao consumidor um produto com custo menor, pois a produção é feita localmente, encurtando a cadeia, gerando trabalho e empregos nas famílias e conectando pessoas na comunidade, fortificando toda cadeia produtiva de flores. Outro foco do Projeto são atividades em escolas localizadas no meio rural, preferencialmente as escolas públicas de ensino fundamental que tenham a maioria dos seus estudantes vindos de famílias de pequenos agricultores. Nas escolas, o Projeto Flores Para Todos também desenvolve projetos de paisagismo e leva a jardinagem como ferramenta de inclusão social e preparação do jovem para os desafios da vida, visando à sucessão das famílias do campo.

→ Acompanhe e conheça mais sobre o Projeto Flores Para Todos nas redes sociais da Equipe PhenoGlad UFSM:

Facebook: PhenoGlad

Texto: Bernardo Abbad da Rocha // Pró-Reitoria de Extensão UFSM
Revisão: Érica Medeiros // Pró-Reitoria de Extensão UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 2
ODS 15