Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Projeto do Curso de Música busca artistas que contribuíram com a história musical de Santa Maria

O grupo Câmara de Eco, do Curso de Música e Tecnologia da UFSM, está desenvolvendo um Projeto de Extensão que busca localizar músicos do passado de Santa Maria para “montar o quebra-cabeça sonoro musical da cidade”. O Projeto, coordenado pelo Prof. Sandro Cartier, conta com a participação de Arthur Reckelberg Borges da Silva, Jordiel Casali Biniek, Luiz Vinícius Costa, Tainã Porto Silveira e Krystal Pichin Salvador Dalla Corte, alunos do curso de Música e Tecnologia, e de Renato Molina, músico e operador de rádio, como membro da comunidade.

Interessado em registrar a história musical da cidade de Santa Maria, o grupo tem desenvolvido atividades artísticas e musicais à distância, mediante a promoção de ações educacionais e artísticas, com a participação dos alunos, da comunidade e de outras instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão. Estas ações terão, como produto final, produções audiovisuais que ecoem a história musical da cidade; que serão divulgadas nas redes sociais do Projeto e dos participantes. Levando em consideração que registros históricos podem trazer não somente as memórias sonoras, mas também inúmeras referências que podem servir para enriquecer o presente e o futuro da música, o grupo decidiu buscar, também, pessoas que possam ajudar a contar essa história.

• Se você conhece artistas, contatos ou histórias, sobre músicos, que aconteceram em Santa Maria a partir dos anos 1961, que deixaram contribuições para o patrimônio musical da cidade de Santa Maria, entre em contato com o grupo, através da página no Facebook, pelo Instagram, ou mande um e-mail para camaradeecomt@gmail.com

Texto: Bernardo Abbad da Rocha // Pró-Reitoria de Extensão UFSM
Revisão: Érica Medeiros // Pró-Reitoria de Extensão UFSM