Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Projeto Ateliê de Textos lança coletânea “Entre natureza e patrimônio cultural”

Foi realizado, na tarde desta quarta, 20, o lançamento da coletânea “Entre natureza e patrimônio cultural: as exuberâncias de Agudo, Nova Palma e Restinga Sêca”. O material, organizado pela Ação de Extensão Ateliê de Textos Geoparque Quarta Colônia – Aspirante Unesco, foi desenvolvido com alunos dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas da região da Quarta Colônia. A obra, que foi apresentada nos formatos de ebook, livro impresso e podcast, reúne observações comentadas dos alunos sobre pontos atrativos em seus municípios.

O evento contou com a participação do Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho; da coordenadora da Ação Ateliê de Textos, Cristiane Fuzer; da bolsista Aline Guimarães Peres; dos mediadores da Oficina Ateliê de Desenho Criativo, Flávia Pedrosa Vasconcelos e Rafael Kszyszerak; dos professores e diretores das escolas de educação básica de Restinga Sêca, Nova Palma e Agudo; dos representantes do projeto Geoparques UFSM; além dos alunos-autores da coletânea e seus familiares.

O lançamento da coletânea contou com a presença de autoridades locais e da UFSM, além dos participantes do projeto e dos alunos-autores.

Para a coordenadora do projeto e professora do Centro de Artes e Letras (CAL UFSM), Cristiane Fuzer, o ano de 2020 impôs muitos desafios para manter a troca de experiências entre os professores e alunos, que é a essência do Ateliê de Textos. Devido à pandemia de covid-19, as atividades tiveram que ser desenvolvidas no formato online com os alunos das seis escolas selecionadas; mesmo assim, as atividades de produção de textos e ilustrações dos municípios dos estudantes foram possíveis graças às ferramentas digitais.

O Pró-Reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisbôa Filho, destacou que o lançamento é um importante momento para a comunidade escolar e para as famílias dos alunos-autores da coletânea. Flavi também lembrou da vinculação do Ateliê de Textos ao projeto Geoparques, que é uma estratégia de desenvolvimento regional que valoriza as comunidades locais, visando ao crescimento econômico e humano da Quarta Colônia. O Pró-Reitor finalizou sua fala afirmando que espera ver os alunos participantes do projeto nos cursos da UFSM e fazendo a diferença na comunidade.

Claudio Antonio Esteves, diretor do Centro de Artes e Letras da UFSM, expressou sua felicidade pelos frutos do projeto e pela parceria com as escolas da região. De acordo com o professor, apesar dos momentos de incerteza que vivenciamos, a Universidade está sempre pronta para adaptar suas atividades e seguir com a Extensão Universitária para promover resultados positivos na sociedade.

Para os alunos da educação básica Andrey Brondani, de Restinga Sêca; Felipe Müller, de Nova Palma; e Thavyne Prade, de Agudo, participar do projeto, mesmo que no formato remoto, foi uma forma de aprender sobre novos gêneros textuais e gramática, assim como fazer novos amigos. Os estudantes também ressaltaram que as atividades desenvolvidas junto à equipe de Artes Visuais permitiu uma nova forma de expressão das ideias e dos sentimentos através das artes.

A coletânea está disponível em formato de ebook, livro impresso e podcast.

Aline Guimarães, estudante de Letras na UFSM e responsável pela oficina de leitura, escrita e contação com os alunos, enfatizou que o trabalho em equipe foi fundamental para que o livro fosse concretizado. A discente também lembrou não apenas que as atividades da Ação foram muito marcantes para a sua trajetória acadêmica, mas também que foi possível ver como a comunidade local está engajada com a educação e com o futuro dos estudantes da Quarta Colônia.

De acordo com as professoras das escolas beneficiadas pela ação, Cristina Severo, de Restinga Sêca, e Micheli Decian, de Nova Palma, o projeto possibilitou que a distância entre as municípios e o campus da UFSM Santa Maria fosse abreviada graças às tecnologias educacionais. Os docentes ressaltaram que, além de o projeto agregar novos conhecimentos para os alunos, foi uma experiência importante para a formação continuada enquanto professoras e para vencer alguns desafios impostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Para acessar o material lançado pelo Ateliê de Textos, basta entrar neste link para o ebook e neste para o podcast. Todo o conteúdo é gratuito.

Redação: Wellington Felipe Hack // Pró-Reitoria de Extensão

Revisão: Erica Medeiros // Pró-Reitoria de Extensão

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 4
ODS 15