Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Temas das mesas redondas do 39º SEURS são definidos em votação

O 39º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul será realizado entre os dias 15 e 17 de setembro de 2021 pela UFSM e pelo IFFar

O 39º Seminário de Extensão da Região Sul (SEURS) será realizado de 15 a 17 de setembro de forma online. Os temas das mesas redondas foram definidos em votação pelos representantes de extensão das instituições de ensino da Região Sul. A programação contará ainda com palestras, oficinas, estandes virtuais e apresentações de trabalho. O evento é organizado de forma conjunta pelo Instituto Federal Farroupilha e pela Universidade Federal de Santa Maria.

Os temas das três mesas redondas da edição deste ano, definidos em votação, são: Curricularização da Extensão e impacto social; Economia criativa e produção cultural e Geoparques e desenvolvimento territorial e humano. Além das mesas redondas, haverá uma conferência de abertura, oficinas, estandes virtuais, apresentação de trabalhos por temas (comunicação, cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, saúde, tecnologia e produção, trabalho), reuniões e atividades artístico-culturais. O tema da mesa de encerramento será “Estado, Políticas Públicas e Extensão”.

A submissão de propostas de oficinas, mini-cursos e trabalhos está prevista para o mês de julho. A divulgação dos aceites deve acontecer em agosto.

O tema geral da edição deste ano do SEURS será “Desenvolvimento Regional e Cidadania pela perspectiva da Extensão”. As inscrições são gratuitas. Haverá certificação aos ouvintes, aos apresentadores de trabalhos, avaliadores, monitores e coordenadores. Os trabalhos selecionados para apresentação serão publicados nos Anais do seminário.

O 39º SEURS terá como principais fundamentos o centenário do Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire; a relação entre extensão e os objetivos da Agenda 2030 da ONU;  a inserção da extensão nos currículos da graduação e seu compromisso com as demandas da sociedade; o impacto e a transformação social gerados pela extensão e, por fim, a defesa das Instituições de Ensino Superior que ofertam educação gratuita e de qualidade e o papel da extensão no desenvolvimento e implementação dessas políticas públicas.

Confira a 1ª Circular do 39º SEURS.

Dúvidas sobre o evento podem ser encaminhadas para o e-mail seurs39@iffar.edu.br

Redação da Assessoria de Comunicação IFFar

Agenda 2030 na UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 4
ODS 17