Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

7º Encontro de Palhaços da Coxilha acontece nesta semana



O Encontro de Palhaços da Coxilha chega em sua sétima edição trazendo a arte da palhaçaria como forma de relacionar comicidade, pesquisa e memória da tradição clownesca em Santa Maria.

De 17 a 20 de junho, a programação do evento (que neste ano será realizado em formato virtual, por conta das medidas restritivas de prevenção contra a Covid-19) reunirá artistas e pesquisadores da palhaçaria, apresentando ao público espetáculos de circo-teatro e gags produzidas por companhias santa-marienses que se dedicam à investigação e criação no universo da comicidade.

Uma série de vídeos com números cômicos intitulada “TV O Tau do Claun” integrará o encontro, em homenagem ao grupo criado pela professora Rozane Cardoso na década de 1990, responsável pela formação de várias gerações de palhaços e palhaças no Curso de Artes Cênicas da UFSM. Rozane, falecida em 2007, foi pioneira na pesquisa da arte da palhaçaria na cidade, e hoje dá nome ao Teatro Caixa Preta – Espaço Rozane Cardoso. Também é ela a inspiração para o nome do evento: Coxilha era a identidade da palhaça que entrava em cena quando Rozane exibia o nariz vermelho diante da plateia.

Enfatizando a pesquisa em palhaçaria como tema central desta edição, o 7º Encontro de Palhaços da Coxilha apresentará também os resultados parciais de editoração do livro “Sublime Jogo”, obra inédita em que Rozane Cardoso aborda o processo criativo e a atuação do Tau do Claun em abrigos para pessoas idosas. Entre risos e malabarismos, o evento abre espaço para a documentação histórica da trajetória da palhaçaria em Santa Maria.

O 7º Encontro de Palhaços da Coxilha é produzido pelo Ateliê do Comediante e a atriz, palhaça e produtora Luise Scherer, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria.

Siga a palhaçada nas redes sociais:

Instagram: @palhacosdacoxilha 

Facebook: facebook.com/palhacosdacoxilha

Twitter: @palhacosdacoxilha

Redação: 7º Encontro de Palhaços da Coxilha

Agenda 2030 na UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 4
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-5641

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes