Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

7.º Fórum Regional Permanente de Extensão finaliza o primeiro ciclo de diálogos com a sociedade

Evento buscou conhecer as demandas e os trabalhos dos extensionistas da UFSM. As edições do segundo semestre tem como foco o diálogo com a comunidade externa.

Com a realização da edição da UFSM Santa Maria, a Pró-Reitoria de Extensão finalizou, na última terça, o primeiro ciclo de debates do 7.º Fórum Regional Permanente de Extensão. O evento, que tem por objetivo não apenas reunir extensionistas e comunidade externa no debate sobre as ações práticas da UFSM na sociedade, como também fortalecer o papel social da instituição, teve início no dia 09 de junho e contou com a participação de servidores e estudantes da universidade. Ao longo das duas últimas semanas, o Fórum realizou encontros com todos os campi da instituição, regionalizando os diálogos e conhecendo as oportunidades de atuação da UFSM nas regiões em que está inserida.

Durante o evento, o Reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, ressaltou os avanços que a Extensão da universidade vem obtendo nos últimos anos. Iniciando uma nova fase do fazer extensionista, a UFSM está desenvolvendo uma Extensão comprometida com as expectativas e demandas da sociedade, vinculado a instituição à comunidade regional. “Estamos resgatando o papel da Extensão dentro da Universidade, aliando-a com o trabalho de inovação. Isso reestrutura o trabalho de nossas universidades diante dos desafios que a sociedade nos apresenta. O Fórum é esse espaço de escuta, de troca e de percepções tanto com a universidade quanto com a comunidade. Os avanços que conquistamos não podem apresentar retrocessos, mesmo com as dificuldades políticas”, destaca Burmann.

Flavi Ferreira Lisbôa Filho, Pró-Reitor de Extensão da UFSM, ressalta que a atividade extensionista, desenvolvida pela instituição nos últimos anos, está cada vez mais conectada com a sociedade, e que o Fórum desempenha um importante espaço não só de escuta entre os agentes como também de troca de experiências. “Triplicamos o número de servidores atuando na PRE e os recursos orçamentários para a Extensão, mesmo com todos os cortes e contingenciamentos que as universidades públicas vêm enfrentando. A nossa equipe tem a missão de articular, de acompanhar e de fomentar os extensionistas, porque a Extensão é realizada por nossos alunos e servidores que saem ao encontro da sociedade”, finaliza Flavi.

O Coordenador de Articulação e Fomento à Extensão e Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Rudiney Soares Pereira, ressaltou a importância da vinculação da Extensão Universitária com a Agenda 2030, protocolo das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável. Para o professor, a integração da Agenda 2030 com o ambiente universitário permite a formação de cidadãos mais críticos e comprometidos com o desenvolvimento da sociedade. “Em 2020, fomos desafiados, pela pandemia, a repensar o Fórum e a escuta da sociedade. Com a adaptação da plataforma de coleta de dados, conseguimos que mais de 5 mil pessoas participassem da orientação dos recursos da Extensão. Neste ano, 2021, a nossa meta é conseguir 10 mil participações”, comenta o coordenador.

O evento prosseguiu com a palestra da decana de Extensão e professora da Universidade de Brasília (UnB), Olgamir Amâncio Ferreira. Além de destacar a importância da Extensão para a sociedade brasileira, a professora abordou as transformações que a pandemia trouxe para a prática extensionista e para as universidades públicas. Você pode acessar a palestra completa no canal da PRE no YouTube.

A segunda edição do 7.º Fórum Regional Permanente de Extensão está prevista para acontecer no segundo semestre deste ano. Mais informações serão divulgadas nos canais da Pró-Reitoria de Extensão UFSM.

Agenda 2030 na UFSM

A ação de Extensão apresentada neste texto atende aos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Acesse as imagens para saber mais sobre cada um deles.

ODS 17