Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE

Acervo Artístico da UFSM é inaugurado na Biblioteca Central

Espaço reúne a segunda maior coleção de obras de artes visuais de Santa Maria.

Foi realizada, na tarde desta quinta, 21, a inauguração do Acervo Artístico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O espaço, localizado no prédio da Biblioteca Central, abriga mais de 250 obras de artistas visuais brasileiros e estrangeiros, anteriormente dispostas em diversas salas da Administração Central. A iniciativa para a criação do Acervo Artístico UFSM é da Coordenadoria de Cultura e Arte PRE, com apoio de docentes e estudantes do Centro de Artes e Letras (CAL). O Acervo Artístico UFSM busca destacar e valorizar a produção cultural do interior gaúcho, democratizando o acesso à arte e resgatando a história cultural da instituição.

Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM, destacou que a inauguração do Acervo Artístico é um momento histórico para a universidade, que cada vez mais está atenta às demandas da sociedade. Burmann lembrou que, embora as artes enfrentem um período de marginalização por algumas autoridades, a UFSM continua destinando esforços para a preservação da história e da cultura no interior gaúcho, colocando à disposição da comunidade o seu acervo de artes visuais. O reitor finalizou relembrando a parceria da UFSM com o Museu de Arte de Santa Maria, atuando em conjunto na realização de ações para tornar a arte acessível à comunidade.

Para a coordenadora de Cultura e Arte PRE e idealizadora do Acervo Artístico UFSM, Vera Lucia Portinho Vianna, ainda há um grande caminho para percorrer e para unir outras obras dispersas na instituição. A professora ressaltou que o Acervo é a segunda maior coleção de arte em Santa Maria e que se constitui como um lugar privilegiado para a pesquisa artística, para o exercício da auto-expressão e para a promoção da cultura e da arte. Jaqueline Trentin Machado, chefe da Divisão de Museus UFSM, recordou que o espaço reúne obras que são preciosas e que fazem parte da história da instituição.

Marcando a abertura do Acervo Artístico UFSM, o espaço recebe, até fevereiro de 2022, a mostra Reavivando um Patrimônio, com curadoria das professoras do Departamento de Artes Visuais Helga Corrêa e Talita Esquivel. A mostra é um recorte da atual coleção do Acervo, buscando apresentar ao público obras significativas dos artistas que integram o espaço. Dentre as obras em exposição, destacam-se as de Carlos Scliar, Luiz Gonzaga Mello Gomes, Henrique Fuhro, Yeddo Tietze, Cláudio Carriconde, Iberê Camargo e Marcelo Grassmann. Para a visitação presencial é necessário agendamento prévio pelo e-mail acervoartistico@ufsm.br

Doação das obras de Yeddo Titze

Durante a cerimônia de inauguração do Acervo Artístico UFSM, também foi realizada a assinatura do termo de doação das obras de Yeddo Titze. Recebidas pela UFSM em 2020, 136 obras do artistas foram doadas pela família do artista falecido em 2016. Titze foi professor da UFSM entre 1964 e 1970, sendo um dos fundadores do curso de Artes Visuais. O artista foi pioneiro na introdução da tapeçaria e da estamparia artística. As obras incorporadas ao Acervo Artístico UFSM tem por objetivo colaborar para a pesquisa e a divulgação das artes visuais promovidas pela universidade.

Você pode acessar um trailer da mostra aqui.