Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Incubadora Social inicia novo ciclo de incubação de empreendimentos

Reunião do Colegiado Gestor da IS-UFSM deu inicio as atividades com os novos empreendimentos



Foi realizada, no último dia 26 de outubro, a reunião de reconstituição do Colegiado Gestor da Incubadora Social UFSM. A atividade marcou o início do novo ciclo de Incubação de empreendimentos sociais junto à universidade. O colegiado terá por objetivo acompanhar o processo de incubação dos novos empreendimentos credenciados à IS-UFSM. A Incubadora Social UFSM foi implantada pela Pró-reitoria de Extensão (PRE), em 2012, como um programa piloto e, em 2016, foi institucionalizada. Atualmente, é um Órgão de Apoio da Administração Superior, vinculado à Pró-reitoria de Extensão (PRE) para fins de supervisão administrativa. 

Em seu último edital de incubação, lançado em 2016, foram selecionados grupos de segmentos variados como: agricultura familiar e orgânica, artesanato, alimentação, coleta de resíduos sólidos, além de grupos ligados à cultura negra, indígena e quilombola. Após a seleção, os grupos ou empreendimentos passaram por um período de pré-incubação, incubação e desincubação. No total de projetos selecionados, seis concluíram todo o ciclo e desincubaram em maio de 2021. 

A nova metodologia, produto de uma dissertação de mestrado elaborada pela Técnica em Assuntos Educacionais da IS-UFSM, Elisandra Della-Flora Weinitschke, foi apresentada ao Colegiado Gestor na durante a reunião. O método inclui mais uma etapa no processo de incubação: Sensibilização e Mobilização, que deve acontecer antes da pré-incubação e logo após a desincubação. Além disso, de acordo com o novo regimento da IS-UFSM, empreendimentos individuais também poderão ser incubados. Você pode acessar a nova metodologia da Incubadora Social aqui

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes