Ir para o conteúdo PRE Ir para o menu PRE Ir para a busca no site PRE Ir para o rodapé PRE
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Com apoio da UFSM e da Unipampa, Brasil solicita à UNESCO o reconhecimento de dois Geoparques

Envio dos dossiês é a penúltima etapa do processo de reconhecimento internacional dos territórios. Após o pedido do governo brasileiro, Quarta Colônia e Caçapava aguardam a visita oficial da UNESCO no próximo ano



Na última quinta, 25, o governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores/Palácio do Itamaraty, com apoio da UFSM e da Unipampa, enviou à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris (França), o pedido oficial para a certificação dos territórios de Caçapava do Sul e da Quarta Colônia como Geoparques Mundiais. Os dossiês, elaborados pelas comunidades regionais com apoio da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), constituem o penúltimo passo para que os territórios sejam reconhecidos mundialmente como espaços únicos.

Reunião de apresentação da proposta dos Geoparques, em 2018, na UFSM. Foto: Aline Dalmolin/UFSM

Os dossiês são documentos enviados pelos aspirantes ao título de Geoparque Mundial como uma segunda sinalização dos trabalhos que estão sendo realizados junto às comunidades locais. Além de reafirmar o compromisso da promoção do desenvolvimento local sustentável, os documentos também são compostos de autoavaliações de elementos, como a geologia, a educação, a informação e o desenvolvimento local sustentável. É por meio das informações indicadas nos relatórios que a UNESCO, em uma visita presencial, avalia aspectos e características que justificam o título de Geoparque.

De acordo com o pró-reitor de Extensão da UFSM, Flavi Ferreira Lisboa Filho, o envio dos dossiês, pelo Itamaraty, à UNESCO, representa um marco fundamental na caminhada rumo a certificação dos territórios da Quarta Colônia e de Caçapava. “Esse trabalho é extensionista raiz, porque foi feito em conjunto com as instituições e as pessoas de ambos territórios. Estamos muito felizes com esse momento. Ainda há muito trabalho pela frente, os desafios só aumentam nesta caminhada, mas estamos com ânimo e disposição para seguir adiante, cumprindo, especialmente, com o desafio seis do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM, que é o de desenvolvimento local, regional e nacional”, comenta Flavi.

Para o professor e diretor da Universidade Federal do Pampa – campus Caçapava do Sul (Unipampa), José Rojas, o envio do dossiê representa a materialização do objetivo do campus da Unipampa, com cursos, em sua estrutura, que levam em consideração as características geológicas e ambientais da região. “O campus Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa, a partir das ações do Geoparque Aspirante UNESCO, aproximou-se ainda mais da comunidade. Percebe-se que a cidade está em transformação e a sociedade entendeu as riquezas naturais que o município tem, despertando na população e na comunidade acadêmica o desenvolvimento responsável tanto social quanto ambiental”, comenta o professor.

Visita dos participantes do, então projeto, Geoparques UFSM ao Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia UFSM.

Os nove municípios da Quarta Colônia, representados pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS), trabalham permanentemente em busca do desenvolvimento da região. A parceria formada com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) foi fundamental para que isso avançasse definitivamente, unindo as forças técnicas e científicas da Universidade com os municípios que compõem o território”, destaca Clóvis Montagner, prefeito de Faxinal do Soturno e presidente do CONDESUS. Para o prefeito, o esforço conjunto empreendido na organização dos documentos encaminhados à UNESCO é fundamental para enfatizar as potencialidades da região.

Após o envio dos documentos, a UNESCO designa uma equipe de técnicos para uma avaliação no território. A visita in loco, além de conferir os dados informados nos dossiês, também é uma forma de a instituição conhecer mais a fundo as singularidades dos territórios e os esforços empreendidos pelas comunidades locais. A visita nos territórios da Quarta Colônia e de Caçapava está prevista para acontecer no primeiro semestre de 2022. Juntamente com o dossiê, mais de 50 cartas de apoio dos territórios, de conselhos locais, de universidades e instituições de ensino, além de manifestações dos governos estaduais e federais, foram encaminhadas.

Jaciele Carine Vidor Sell, coordenadora de desenvolvimento regional e cidadania da Pró-Reitoria de Extensão e responsável institucional pelos Geoparques UFSM, ressalta que os dossiês são um passo extremamente importante para os territórios da Quarta Colônia e de Caçapava. “É a síntese de um esforço coletivo, tanto para a elaboração e redação do documento quanto de ações nas comunidades que criaram as condições para que chegássemos nessa fase. Esse envio traz muitos atores, muitas pessoas de dentro e de fora da UFSM, que se dedicam há muito tempo para o desenvolvimento regional e local”. A coordenadora ainda ressalta que o envio traz mais responsabilidades aos envolvidos na iniciativa, reforçando o compromisso da universidade junto aos territórios.

Visita da equipe Geoparques UFSM ao munícipio de Caçapava do Sul, em 2019

Nós, enquanto secretaria de cultura e turismo de Caçapava do Sul, estamos muito felizes e motivados com este momento que se encontra o Geoparque Caçapava Aspirante UNESCO. Todos os nossos esforços estão voltados para o atendimento dos requisitos exigidos pela UNESCO”, lembra Stener Camargo, secretário municipal de cultura e turismo de Caçapava do Sul. Para Stener, a expectativa é levar para o mundo, por meio do Geoparque, as belezas e as riquezas naturais e culturais do município, sempre pautado nas pessoas que constroem o lugar e a cultura que caracterizam um Geoparque.

No último mês, a UFSM passou a integrar a Cátedra UNESCO Geoparques, Desenvolvimento Local Sustentável e Estilos de Vida Saudáveis, unindo esforços com outras instituições para a preservação, em nível mundial, dos territórios reconhecidos pelas Nações Unidas.

Reportagem: Wellington Felipe Hack | PRE UFSM

Revisão: Andressa Marchesan | PRE UFSM

Fotos: Arquivo PRE

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-346-6182

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes